6 livros para conhecer Gilberto Freyre (dicas de Gilberto Freyre Neto)

Gilberto Freyre é um dos intelectuais pernambucanos mais conhecidos no mundo. O sociólogo e historiador é lembrado principalmente por uma de suas obras “Casa Grande & Senzala”, mas indicamos aqui mais cinco livros para se apropriar dos trabalhos mais relevantes do pensador. Quem indicou as publicações mais importantes foi Gilberto Freyre Neto, coordenador geral de projetos da Fundação Gilberto Freyre.

Veja abaixo as indicações:

casa grande e senzala

 

 

Casa-Grande & Senzala

Clássico de Gilberto Freyre, Casa-grande & Senzala foi lançado em 1933. A publicação representa culturalmente uma espécie de fundação do Brasil. O livro valoriza o espaço e papel do povo negro na formação brasileira. O autor exalta nesta obra a miscigenação racial.

 

 

 

sobrados

 

 

Sobrados e Mucambos

Seguindo a sua análise sobre o Brasil, Freyre estuda a formação da família e da sociedade brasileira. É um livro que expõe a decadência do patriarcado rural, como resultado do declínio da escravidão. Uma análise de como esse extrato social perdeu espaço, poder e prestígio na sociedade brasileira e acerca dos desdobramentos dessa mudança.

 

 

ordem e progresso

 

 

 

Ordem e Progresso
É um trabalho do sociólogo que busca interpretar quem é o homem nacional. O livro cumpre o papel de ser uma introdução sociológica e antropológica acerca da sociedade patriarcal no Brasil nos anos de transição do regime Imperial à República.

 

 

 

guia

 

Guia Prático Histórico e Sentimental da Cidade do Recife
O amor do sociólogo pela capital pernambucana fica expressa nas páginas deste livro. Ele detalha o cotidiano do povo, com destaque para os populares, como pescadores, jangadeiros, comerciantes. Lugares e suas histórias estão descritos nesse clássico para conhecer a cidade.

 

 

 

 

assombrações

 

 

Assombrações do Recife Velho
O Recife é conhecido como a capital brasileira das assombrações e um dos livros referenciais que construíram essa marca é justamente ‘Assombrações do Recife Velho’. Nessa obra, Freyre conta 27 histórias místicas com personagens e lugares da capital pernambucana, como o Teatro Santa Isabel e diversos prédios e casarões assombrados.

 

 

 

açúcar
Açúcar
Uma sociologia doce, com receitas de bolos e doces do Nordeste do Brasil

A relação da culinária e gastronomia com a construção social do Nordeste é o tema deste livro onde Freyre trata das origens das receitas mais açucaradas que agradam o paladar tipicamente nordestino. O cultivo da cana-de-açúcar e a relação desse segmento econômico com a região fazem parte da análise do sociólogo.

 

 

 

Leituras obrigatórias para entender mais sobre as origens do Brasil, do Nordeste e de Pernambuco, os livros são encontrados nas principais livrarias e facilmente achados nas lojas online. As edições mais antigas podem ser adquiridas nos sebos.

*Rafael Dantas – repórter da Revista Algomais (rafael@revistaalgomais.com.br)

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon