CAM FPS debate tecnologia no ensino de saúde

CAM FPS debate tecnologia no ensino de saúde

Publicado em 06/05/2019 por Claudia Santos às 10:22

Recursos de aprendizagem criativos, lúdicos e que parecem saídos de um filme de ficção científica começam a ser incorporados pelos cursos da área de saúde. Novas tecnologias, como realidade virtual e aumentada, estão revolucionando a aprendizagem o ensino da medicina e de outras profissões da área no setor. O assunto tem impactado o cotidiano de grandes centros médicos e universidades de ponta e será debatido na segunda edição do Cidades Algomais FPS 2019.

O evento que terá como tema central A Educação do Futuro – Inovação e Tecnologia na Formação de Profissionais de Saúde. Realizado pela Algomais e Rádio CBN Recife, acontece hoje, no Teatro RioMar e conta com patrocínio da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e apoio da Rádio Globo Recife, Hotéis Pernambuco, Luck Viagens e Shopping RioMar.

Destinado a profissionais, estudantes e docentes das áreas de saúde e de tecnologia aplicada a saúde, o CAM FPS 2019 terá entre os palestrantes Romero Tori, professor Livre-docente da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), onde coordena o Laboratório de Tecnologias Interativas. É autor do livro Educação sem Distância. Tori vai abordar como as chamadas mídias imersivas (realidade virtual, vídeo imersivo e realidade aumentada) permitem estratégias didáticas inovadoras, interativas, motivantes e lúdicas, com baixo custo. “Nesta palestra serão discutidos os conceitos de imersão e presença, apresentadas as tecnologias de realidade virtual e aumentada e suas possibilidades na educação, bem como suas limitações e desafios”, explica Mariana.

Alonso Verdugo, da Microsoft, fará a palestra Experiências de Transformação em Saúde , em que vai apresentar os desafios da saúde digital e cases de sucesso. Outros palestrantes são Luiz Candreva, futurista do Hub São Paulo, Lilia Porto, idealizadora e curadora do site O Futuro das Coisas, e Brena Melo, obstetra e docente da FPS.

Os participantes do CAM FPS 2019 terão ainda a oportunidade de conhecer o vencedor da Startup Weekend Health Recife 2019. Trata-se de um evento onde grupos formados por profissionais das áreas de negócios, design, TI e saúde vão se reunir, durante três dias, para desenvolver projetos de inovação para o tratamento e diagnóstico de pacientes. Os ganhadores farão no Cidades Algomais FPS um pitch, termo utilizado pelas startups para designar uma apresentação rápida de um produto ou um negócio.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »