Cinema da Fundação lança Sessão Índigo para pessoas com necessidades específicas

O Cinema da Fundação amplia a acessibilidade nas suas salas de exibição e lança neste domingo (29), a Sessão Índigo para crianças, jovens e adultos com necessidades específicas e seus familiares. A sessão inclusiva acontecerá sempre no último domingo de cada mês.

“Já com a experiência bem sucedida do projeto Alumiar, para pessoas cegas, de baixa visão, surdas e ensurdecidas, damos mais um passo na inclusão de novos públicos nas nossas salas de cinema. Agora iremos programar também sessões que recebam pessoas com necessidades específicas como Síndrome de Down e autismo”, explica a coordenadora do Cinema da Fundação, Ana Farache.

O filme de estreia será O Galinho Chicken Little, de Mark Dindal, produzido pelos estúdios da Disney. A divertida  animação será exibida às 14h, na sala do Derby, com entrada gratuita. Nesta sessão, a sala ficará mais iluminada e o som será um pouco reduzido a fim de melhor atender às necessidades do público.

Para Jaíra Maia, mãe de uma criança com Síndrome de Down, o acesso à cultura e a arte são fundamentais na formação de qualquer pessoa.  Mas ressalva que “a maioria dos espaços são restritos e dificilmente encontramos abertura para a inclusão. Sendo assim, iniciativas como a do Cinema Fundação se fazem cada vez mais necessárias, pois abrem espaço para pessoas com necessidades específicas, adaptando o seu ambiente para acolhê-las”, afirma.

Iara Maia é um das famílias fundadoras do Instituto 21, que se uniram para produzir e socializar conhecimento, divulgar informações e promover ações e serviços especificamente à pessoa com Síndrome de Down. O grupo participou da escolha do filme de estreia da Sessão Índigo e estará presente nas sessões mensais recebendo o novo público. “Esperamos contar, cada vez mais, com a participação de grupos e profissionais voltados a ações inclusivas para pessoas com necessidades especiais”, finaliza Ana Farache.

Sinopse
O Galinho Chicken Little (EUA, 2004)
Animação. De Mark Dindal. Com vozes de Zach Braff, Joan Cusack, Garry Marshall, Steve Zahn. Chicken Little é um galinho cheio de imaginação que vive aprontando as maiores confusões. Até que um dia ele pensa que o céu está caindo, deixando todo mundo louco de medo.
77 min | Livre
Derby: DOM (29/07), 14h

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon