Debates no Porto Digital discutem alternativas para combater Fake News

O fenômeno das notícias falsas, as chamadas fake news, vem ganhando espaço nas pautas nacionais e internacionais e mobilizando os mais variados segmentos em torno de um problema global e de cunho político. E é para discutir o assunto com políticos, comunicadores, pesquisadores e a sociedade civil, que o Instituto de Pesquisas em Direito e Tecnologia do Recife (IP.rec) promove nesta sexta-feira (27), das 13h às 17h, na Galeria de Artes Digitais do Apolo, 235, no Porto Digital, mesas de debates enfocando o tema (Des)Informação e Fake News. O evento é aberto ao público e com inscrições gratuitas.

O objetivo do encontro é interagir com diversos pontos de vistas e trocar ideias para que haja um rigoroso controle sobre a circulação de notícias falsas sem que afetem a liberdade de expressão. “A complexidade do tema envolve desde congressistas com propostas de leis para punir a divulgação de notícias falsas, bem como jornalistas e comunicadores atentos a possíveis atentados à liberdade de expressão e, até mesmo, a expansão de robôs cuja função é disseminar notícias fabricadas, só para citar alguns”, explica o diretor e pesquisador do IP.rec, André Ramiro, um dos responsáveis pela promoção dos debates.

Segundo Ramiro, a questão deve ser discutida com a participação das mais variadas classes interessadas, como políticos, comunicadores, pesquisadores e, especialmente, a sociedade civil. Pensando nisso, o IP.rec movimentará duas mesas de debates. André Ramiro será o mediador da palestra O que é Fake, o que é News? A Construção da Opinião Pública. Entre os participantes, o repórter da Folha de Pernambuco Ulysses Gadêlha, o jornalista Sérgio Miguel Buarque, do Marco Zero Conteúdo, e as pesquisadoras da UFPE, Nataly Queiroz e Carolina Dantas.

O segundo debate terá mediação da pesquisadora Raquel Lima Saraiva, do IP.rec, e discutirá sobre as Iniciativas Legislativas de Controle da Informação. Entre os convidados os vereadores do Recife Ivan Moraes e Jayme Asfora, a professora do curso de Direito da UPE, Amália Arruda Câmara e a Desembargadora Substituta do TRE-PE, Karina Aragão.

“Se por um lado, a desinformação causada pela expansão de notícias falsas gera a desconfiança e insegurança dos cidadãos ao difundir informações, bem como a criação de opiniões baseadas em realidades inverídicas, a existência destas notícias não deve comprometer a difusão de informações e ideias legítimas”, ressalta André Ramiro.

Ele lembra ainda que em ano de campanha eleitoral, muitas vezes surgem situações em que políticos tentarem controlar ou regulamentar a circulação de notícias, o que pode ser encarado com grande suspeição. E como consequência disso, o controle sobre as notícias pode afetar a própria internet, seus serviços e os usuários, que podem ser responsabilizados. O evento conta com apoio do Porto do Digital e do Portomídia.

SERVIÇO:

DEBATES – (DES)INFORMAÇÃO E FAKE NEWS

QUANDO: SEXTA-FEIRA (27), DAS 13H ÀS 17H

LOCAL GALERIA DE ARTES DIGITAIS DO APOLO 235 – PORTO DIGITAL

ACESSO: GRATUITO

INSCRIÇÕES: www.sympla.com.br

PROGRAMAÇÃO:

Mesa 1: “O que é Fake, o que é News? A Construção da Opinião Pública”.

Debatedores: Ulysses Gadêlha (Jornalista da Folha de PE), Carolina Dantas (PPGCOM-UFPE) e Sérgio Miguel Buarque (Marco Zero Conteúdo).
Mediação: André Ramiro (IP.rec).

Mesa 2: “Iniciativas Legislativas de Controle da Informação”.

Debatedores: Ivan Moraes (Vereador do Recife), Amália Arruda Câmara (Professora de do curso de Direito da UPE); Jayme Asfora (Vereador do Recife); e Karina Aragão (Desembargadora Substituta do TRE-PE).
Mediação: Raquel Saraiva (IP.rec)

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon