O percentual de consumidores que afirma reclamar sempre ou na maioria das vezes os seus direitos quando algum produto ou se.."> O percentual de consumidores que afirma reclamar sempre ou na maioria das vezes os seus direitos quando algum produto ou se.."> Dia do Consumidor: cresce percentual de brasileiros que reclamam seus direitos, aponta pesquisa da Boa Vista - Algomais
Dia do Consumidor: cresce percentual de brasileiros que reclamam seus direitos, aponta pesquisa da Boa Vista

Dia do Consumidor: cresce percentual de brasileiros que reclamam seus direitos, aponta pesquisa da Boa Vista

Publicado em 14/03/2019 por Revista algomais às 10:07

O percentual de consumidores que afirma reclamar sempre ou na maioria das vezes os seus direitos quando algum produto ou serviço apresenta problemas cresceu seis pontos percentuais (p.p.) este ano, na comparação com o ano passado. Realizada em função do Dia Mundial do Consumidor, comemorado em 15 de março, a pesquisa da Boa Vista constatou que 67% dos consumidores sempre ou na maioria das vezes reclamam quando encontram problemas relacionados a alguma compra. Em 2018, 61% tinham essa iniciativa e em 2017, 57%.

Observando a série histórica da sondagem realizada pela Boa Vista para o Dia dos Consumidor, é possível constatar que nos últimos três anos cresceu em dez p.p. a relação de consumidores que procura os seus direitos quando têm alguma dificuldade após realizar a aquisição de algum bem ou serviço. Para Pablo Nemirovsky, superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista, este avanço no percentual entre os consumidores que vai em busca dos seus direitos mostra um amadurecimento do brasileiro, que tem se informado mais sobre seus direitos e feito valer os mesmos.

Ainda segunda a pesquisa da Boa Vista, 21% dos respondentes disseram que reclamam apenas em alguns casos e 12% que nunca reclamam. A sondagem também identificou que 61% dos consumidores declararam conhecer o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e que destes, 65% afirmam que já o consultaram para entender sobre seus direitos.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »