Economia criativa em foco na última edição da Parada Criativa de 2018

Um dos eventos mais bem-sucedidos na área de economia criativa no Recife chega, este mês, a sua última edição em 2018. A 13ª edição da Parada Criativa, promovida pelo Plaza Shopping com curadoria da Casa Viva, está marcada para os dias 29 e 30 de setembro e vai reunir 18 empreendedores no hall do piso L3 do mall. O local vai se transformar numa grande loja colaborativa e vitrine para novos talentos.

Quase metade dos empreendedores criativos participam, pela primeira vez, da Parada Criativa: Owtni-Papelaria com Afeto, Casa da Vila Atelier, Crabolando, Lunar Joalheria Artesanal, O Artezan, Vai de Gema, Wabi Sabi Collage e Vilarejo Verde. Entre os que voltam ao evento depois estão Varanda 301, Amora Craf Decor, Fino Toque Atelier, Cria Identidade, Menina dos Olhos, Luz de Girassol Ateliê, Clubitshirt, Neroli Aromas, João sem Nome e My Ilustra. “O mercado recifense está fervendo com pessoas criativas apostando em empreender e a Parada Criativa é essa vitrine, essa mola para eles decolarem. Este é um projeto que a Casa Viva realiza com muito prazer com apoio do Plaza”, comenta Vivian Lima, curadora da mostra e coordenadora da Casa Viva.

Esse é o caso de Emanuele Nogueira, proprietária da Clubitshirt. Há pouco mais de três anos ela fundou, com a mãe, a marca de blusas em malha com estampas divertidas. Para se dedicar ao pequeno negócio, pediu demissão da empresa onde era celetista. “O público do shopping foi muito receptivo à nossa proposta. Percebemos que nem só as jovens curtem nosso produto. A experiência foi interessante e resultou numa melhor preparação para atendê-lo nesta edição de setembro”, comentou Emanuele. A Clubitshirt comercializa suas blusas pela internet e durante a participação em eventos como o Parada Criativa, do qual participa pela segunda vez (a primeira foi em agosto).

Já a Crabolando, da especialista em desenvolvimento local e ex-servidora pública Micheli Barreto, participa do evento pela primeira vez. Especializada em produtos afetivos para decoração e peças com estamparias minimalistas, atemporais, sustentáveis e agênero, a marca foi fundada em 2017 e nasceu da vontade da sua criadora por empreender e montar um negócio com foco na sustentabilidade. Entre os produtos estão jogos americanos, guardanapos, panos de copa, jogos de lençol (berço, mini cama, cama júnior e solteiro), naninhas, almofadas, bandeirolas, entre outros, todos confeccionados com matéria-prima sustentável e empregando processos de estamparia manual com tintas à base de água. “Frequentava a Parada Criativa como consumidora e sua proposta é aderente ao propósito da Crabolando. Além de receber feedbacks dos clientes, conhecer melhor suas necessidades e aperfeiçoar meus produtos, pretendo trocar experiências com os outros empreendedores”, explica Micheli.

A renovação dos participantes é uma constante e faz parte dos objetivos do projeto desde o início. Mais de 100 empreendedores já passaram pela parada. “O Plaza Shopping abraça os artistas locais e quer incentivar o desenvolvimento da economia criativa em Pernambuco. Vamos continuar apoiando e promovendo esse movimento em 2019”, comenta Zuleica Lira, superintendente do Plaza.

A Parada Criativa foi criada em conjunto pelo Plaza Shopping e a Casa Viva em 2016. Este ano foram promovidos cinco encontros entre produtores e o público. A próxima temporada da ação acontecerá em 2019.  Confira, a seguir, o perfil dos empreendedores da 13ª edição.

 

13ª edição da Parada Criativa – Perfil dos empreendedores

 

O Artezan – @oartezan

O Artezan trabalha com cinco princípios básicos: peças feitas à mão, sustentáveis, recicladas, feita por comunidades e/ou feitas no Brasil. Somos um e-commerce de artesanato criado em 2012 para comercializar peças que valorizam a cultura brasileira vinculado ao bom gosto e sofisticação.  A filosofia da nossa empresa busca o estilo slow living, onde as decisões de compra são baseadas no valor da marca, na qualidade sobre quantidade e no respeito ambiental. Temos muito respeito pelos nossos artesãos e trabalhamos com o comércio justo onde não há exploração de preços nas peças adquiridas.

 

Casa da Vila Atelier – @casadavilaatelier

Proprietárias: Ana Santiago e Juliana Freitas

A Casa da Vila Atelier tem apenas um ano de vida. Participam apresentando cerâmicas, colares e difusores pessoais, suportes e cachepôs de crochê em fio de malha, plantinhas e obras de arte, tudo criado pelo grupo de artistas que expõe seus trabalhos nesse ambiente coletivo, que fica no Parnamirim.

 

Crabolando – Criações Afetivas – @crabolando

Proprietária: Micheli Barreto

A Crabolando é uma marca genuinamente pernambucana, especializada em produtos afetivos para decoração confortáveis, minimalistas, atemporais e sem gênero. Priorizam o uso de matéria-prima sustentável e empregam processos de estamparia manual com tintas à base de água, adotando o conceito slowmade. Entre os produtos estão jogos americanos, guardanapos, panos de copa, jogo de lençol (berço, mini cama, cama júnior e solteiro), naninhas, almofadas, bandeirolas, entre outros. A marca exerce sua responsabilidade social em parceria com nossos clientes. A cada R$ 500,00 em compras, a Crabolando doa uma camiseta estampada manualmente para crianças em situação de vulnerabilidade social e pessoal atendidas por entidades beneficentes do Recife, a exemplo do Grupo Sempre Viva, que atende mulheres e crianças que vivem e convivem com HIV/AIDS.

 

João sem Nome – @joaosemnomefaz

Proprietário: João Lins

Objetos e utilitários em madeira para decorar e presentear.

 

Lunar Joalheria Artesanal – @lunarjoias

Proprietários: Pedro Alcântara (ourives) e Sthéfane Gonçalves (jornalista)

A Lunar surgiu em 2015 a partir de um desejo do casal de empreender no mercado feminino. Tendo como principal matéria prima a Prata 950, o casal produz peças artesanais com design moderno e atemporal, usando também ouro 18k como material e pedras naturais.  Prezando muito pela qualidade do acabamento, todo detalhe é importante. Indo na contramão da produção em massa, a Lunar produz joias à mão em pequenas séries ou exclusivas – por encomenda – que possam acompanhar seus clientes para sempre, peças que sejam usadas tanto no dia a dia, quanto em ocasiões mais sofisticadas, visando sempre o consumo consciente. O resgate da joalheria artesanal incentiva a troca artesão-cliente resultando em joias afetivas e únicas.

 

Neroli Aromas – @neroliaromas

Proprietária: Thaís Nakano

A Neroli Aromas é uma marca pernambucana que trabalha com Marketing Olfativo, Aromaterapia e perfumaria artesanal, tudo 100% feito à mão. Acreditando no poder dos aromas e seus benefícios, as fragrâncias produzidas são criadas para mexerem com as emoções, para trazerem memórias afetivas e significados, provocando assim uma experiência sensorial única.

 

Owtni – Papelaria com Afeto – @ownti.papelaria

Proprietária: Adriana Silva

A Ownti – Papelaria com Afeto, surgiu há cinco anos e é fruto da chegada do filho da designer de moda e encadernadora Adriana Silva e seu entusiasmo por produtos feitos à mão. Seu objetivo era estimular o consumo consciente criando produtos com significados. Ela estruturou a linha de produtos, levando significado, criatividade, autenticidade e liberdade a agendas e cadernos feitos à mão. Hoje, a marca atende um público bem peculiar: da mãe que vai escrever seu Livro da Gravidez, ao bebê que terá um albúm de fotografia para folhear quando crescer, da galera que, mesmo com a tecnologia dominando tudo, ainda prefere a velha e boa agenda, e a empresa que presenteia seus clientes com brindes artesanais.

 

Vai de Gema – @vaidegema_

Proprietária: Helena Maranhão

A Vai de Gema nasceu da vontade de inspirar meninas e mulheres a serem protagonistas de suas próprias histórias. A marca como meta celebrar as ações e contribuições de mulheres incríveis, com estampas únicas, aplicadas em camisetas e cartões postais que contam um pouco da história de cada mulher. Na Parada Criativa, apresentarão parte da coleção “Brotar”, a primeira da Vai de Gema. Ela traz estampas já lançadas de Elza Soares, Frida Kahlo e Chimamanda Adichie também em novas leituras e modelagens. Os postais podem ser adquiridos independentemente das camisetas.

 

Vilarejo Verde – @vilarejo.verde

Proprietário: Marina e Lulayanne

Trabalhamos com a venda de cactos e suculentas em vasos de barro personalizados, com o intuito de espalhar a cultura do verde e o cultivo afetivo.

 

Wabi Sabi Collage – @wabisabicollage

Proprietária: Nathi Beserra

Colagem feita à mão, recorte de revista e cola.

 

Amora Craft Decor – @amoracraftdecor
Proprietária: Denise Amorim

A Amora Craft & Decor nasceu em 2015 com o intuito de levar mais alegria, cor e praticidade para a vida das pessoas, através de produtos exclusivos e personalizados.  A marca tem fabricação própria de malas, nécessaires, quadros, nichos, luminárias, almofadas, agendas, planners e vários outros itens no mesmo segmento. Tudo é feito à mão, um a um e com muito carinho. Além dos produtos a pronta entrega, a marca também disponibiliza o serviço de personalização nos produtos já existentes ou na criação de novos, como lembrancinhas e brindes para diversos eventos.

 

Clubitshirt – @clubitshirt

Proprietárias: Emanuele Nogueira e Sandra Chagas

A Clubitshirt é uma marca de blusas em malha com estampas divertidas, atemporais e diferenciadas para todas as idades. Criada há pouco mais de três anos por Emanuele Nogueira e Sandra Celestino, trabalha com encomendas e vendas pela internet e participa de eventos. O seu portfólio conta com mais de 300 estampas, muitas desenvolvidas com base nas demandas da clientela.

 

Cria Moda e Identidade

@cria_moda_e_identidade

Criadora: Janaína Dutra

A Cria Moda e Identidade é uma marca de acessórios de moda cheios de personalidade, peças únicas que brincam com cores e formas, tudo bem colorido e alegre, que tem como matéria prima a resina. A coleção Formas, homenagem a mulheres pernambucanas que de alguma forma contribuíram para o surgimento da marca.

 

Fino Toque Atelier @finotoqueatelier

Proprietários: Kátia

Papelaria, ambientação com aromatizantes, home spray, tudo artesanal.

 

Luz de Girassol Ateliê – @eliane.augusta.luz

Artesã: Elaine Augusta

A Luz de Girassol Ateliê ao longo do tempo se especializou em manualidades e costurices, até que nos apaixonamos por essa técnica de bordado associada a objetos de decoração e acessórios de moda. No Parada Criativa apresentamos a nossa primeira coleção de acessórios, com uma pegada vintage muito delicados e ao mesmo tempo, inovadores.

 

Menina dos Olhos – @meninadosolhos.loja

Produtora: Carol Frexeira

Moda autoral e artesanal. A história dessa menina é longa. Começou na década de 1980, com duas irmãs, de talento e ofício apre(e)ndidos em casa. E costuravam de tudo, desde vestidos em estilo indiano até bonecos de tecido com o nome de cada um dos seus filhos. Tempo vai, tempo vem, batizaram a marca de Casa de Ferreiro, conhecida por suas roupas e acessórios artesanais, com peças de muita autoria, ludicidade e carisma. E continuaram a história, repassando para filhas e sobrinhas essa arte antiga e envolvente, que mistura cores, estampas e texturas, tecendo desejos em formas. Acreditamos na manualidade. Acreditamos no algodão. Acreditamos em memória afetiva. Acreditamos em sustentabilidade (não é resíduo, é material de trabalho!). Acreditamos em feminilidade.

 

Myrella Santana – @myilustra

Proprietária: Myrella Santana

A designer e ilustradora Myrella Santana adora embalagens fofas. Desde pequena gosta de desenhar e de todo o universo das cores e seus significados. De maneira lúdica, seja no papel com pinceladas e rabiscos ou de forma digital, ela ilustra coisas, pessoas e tudo aquilo que lhe inspira e toca seu coração. O processo de criação começa pelo desenho. Com ele pronto, ela decide onde ele pode ser melhor explorado. De forma bem orgânica, seus produtos – bloquinhos, canecas, quadros, vão surgindo e ganhando vida e cor, MUITA cor.

 

Varanda 301 – @varanda301

Produtor: Eduardo Cavalcanti

O Varanda301 nasceu no início de 2019 para passar o tempo, era um hobby do seu proprietário. Em pouco tempo, os terrários já haviam saído da varanda e estavam ocupando toda a sala. Os amigos visitavam e elogiavam até que um deles sugeriu que ele vendesse os mais de 80 que tinha pelo apartamento onde morava. Assim, ele decidiu levar os terrários para uma feira de artesanato no Plaza Shopping, a Parada Criativa, e então as pessoas foram conhecendo o seu trabalho. O Varanda 301 passou a participar de feiras, a comercializar a produção pela internet e a crescer, virando um negócio. Hoje, a empresa está montando um ateliê no bairro do Parnamirim para atender os clientes vendendo terrários via pronta entrega, bem como por encomenda.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon