Empresa aposta em Pernambuco como futuro Polo Cervejeiro (por Rivaldo Neto)

“O oceano Atlântico é um braço do Capibaribe”, quem já ouviu essa frase sabe bem que é uma citação genuinamente pernambucana. Ela retrata bem a forma como o pernambucano se olha e se encara. Tudo da gente tem a divertida mania de meio que “exagerar” com alguns fatos, e quem sou eu pra dizer que não? Até que porque, como pernambucano, eu concordo com tudo (rs).

Pois, saibam de mais uma grandiosidade pernambucana: a primeria cerveja artesanal das Américas foi produzida em Pernambuco pelo mestre-cervejeiro Dirck Dicx, trazido pelo Conde Maurício de Nassau durante o domínio holandês. Pelo menos assim reza a lenda. É com esse pensamento Jadir Rocha, Ilceu Dimer e Luciano Fialho entraram nessa sintonia da pernambucanidade e apresentaram na última segunda, dia 18/09, na Beerdock de Boa Viagem, a Dimer e Fialho Consulting. Trata-se da primeira Consultoria com expertise no produto “Cerveja Artesanal”.

Jadir, FialhoeDimer
Jadir Rocha, Luciano Fialho e Ilceu Dimer são sócios da consultoria que propõe a criação do polo cervejeiro artesanal de Pernambuco

Nascida de uma fusão da pernambucana Contti Auditoria e Consultoria Contábil e a gaúcha Dimer Consultoria. A ideia é prestar um serviço completo no que diz respeito a cervejas artesanais, tanto aqui quanto em outras regiões. Desde um planejamento estratégico geral para criação de um plano de negócio, contando também com toda a assessoria necessária para a sua implementação.

O potencial é realmente promissor pelo simples fato do Brasil ser o terceiro maior produtor de cervejas artesanais do mundo. Sendo que 91% destas se encontram no Sul/Sudeste do País. Ou seja, um vasto mercado ainda se encontra aberto para que seja explorado. O mercado de cervejas artesanais vem crescendo anualmente, mesmo em tempos de crise econômica. Alguns anos mostrou diminuição no crescimento e não de queda, o que mostra que o setor vem realmente se consolidando e dando passos importantes e profissionalizando suas operações.

Para se ter uma ideia, em 2005 havia no país 46 cervejarias artesanais, na última contagem em 2015 já contava com 372. Um crescimento absoluto de impressionantes 700%. Com números tão animadores um dos objetivos da consultoria é impulsionar Pernambuco a se tornar um Polo Cervejeiro e com isso se tornar referência no Norte/Nordeste.

Atualmente Pernambuco conta com nove cervejarias artesanais (não estou contando as informais)  que produzem e comercializam seus rótulos, são elas: DeBron, Ekäut, Capunga, Duvália, Babylon, Patt Lou, Pernambucana, Haus (Petrolina). Em outubro tem início de produção a Navegantes, a caçula do seleto grupo.

Potencial e talento nosso Estado tem de sobra, Nassau nos fez um grande favor em trazer Dirck Dicx para nos inspirar, mãos à obra!

inforgrafico

neto

*Rivaldo Neto é designer e apreciador de boas cervejas (neto@revistaalgomais.com.br)

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon