Escola Pernambucana de Circo lança Guia Metodológico de suas Práticas Pedagógicas e Técnicas Circenses

No dia 23 de março, às 19h, a Escola Pernambucana de Circo apresenta o resultado de um longo sonho. É nesta data que será lançado, oficialmente, o livro Escola Pernambucana de Circo – Guia Metodológico de Suas Práticas Pedagógicas e Técnicas Circenses com o Circo Social. O lançamento acontece na sede da Escola, no bairro da Macaxeira, com depoimentos dos autores , de convidados especiais, apresentações circenses e show da Orquestra Perfil.

O livro traz descrições detalhadas e ilustradas de exercícios em várias modalidades com as quais a Escola trabalha: Acrobacias Aéreas (Lira, Trapézio e Tecido), Acrobacias de Solo (Movimentos Individuais e em Duplas/Grupos), Equilíbrio (Rola, Arame, Perna de Pau e Monociclo) e os Malabares (Bolinhas, Argolas, Claves, Diabolô, Pratinho e Cometa). Os autores são artistas e educadores que estão na EPC ou já passaram pela instituição. Cada um deles buscou ser fiel às suas práticas diárias com a pedagogia do circo social que desenvolveu com as crianças, adolescentes e jovens. Por isso, cada modalidade escrita tem a particularidade e característica de quem a escreveu (ver box dos autores). Todas as ilustrações foram feitas por três dos autores do Guia.

No livro, o público encontrará, ainda, exercícios para condicionar o corpo adequadamente para a prática das técnicas, condição tão imprescindível para tal. Há, ainda, um vocabulário e algumas descrições com orientações de movimentos, material, equipamentos, entre outras coisas necessárias para o entendimento adequado das práticas.

O Guia foi escrito em um período de dois anos. Após a elaboração das descrições, foram realizados quatro experimentos para verificar se elas estavam inteligíveis a todos. Assim, foram feitas pesquisa com pessoas que passavam em frente à escola, com convidados de diferentes áreas (professores de ensino fundamental, dança, estudante de educação física), com pessoas da área circense e com integrantes de outras áreas da EPC.

Segundo a coordenadora executiva da Escola Pernambucana de Circo, Fátima Pontes, em 22 anos de história, a EPC já construiu diversos processos pedagógicos, artísticos, estético, mas ainda não havia, até agora, sistematizado os resultados desses processos de forma tão contundente quanto em um livro. “Esperamos, com esse Guia, mais uma vez contribuir para o engrandecimento das artes circenses no país, não apenas no campo do circo social, mas em todos os campos que pudermos chegar. Ir aonde o conhecimento nos levar, aonde o Guia possa estar: nas mãos de quem pratica, de quem ensina, de quem trabalha, de quem pesquisa, de quem escreve, mas principalmente de quem ama o circo como nós amamos”, finaliza.

FICHA TÉCNICA –

AUTORES DO GUIA

Allison Santana (Equilíbrio)

Bruno Luna (Malabares)

Hammai de Assis Vieira (Tecido)

Ítalo Feitosa (Trapézio)

Michael Francisco Torres – com colaboração de Maria Karolaine (Acrobacias de Solo)

Thiago Oliveira (Lira)

Coordenação Geral do Projeto | Fátima Pontes

Coordenação de Execução do Projeto | Hosani Gomes

Produção Executiva do Projeto | Alexandre Menezes

ILUSTRAÇÕES/DESENHOS DOS MOVIMENTOS

Lira, Trapézio, Rola, Monociclo, Arame e Vocabulários | Thiago Oliveira

Tecido, Acrobacias de Solo e Exercícios dos Aéreos | Hammai de Assis Vieira

Malabares, Rola, Perna de Pau e Arame | Bruno Luna

SERVIÇO –

Lançamento do Guia Metodológico da EPC

23 de março, 19h

Sede da EPC – Avenida José Américo de Almeida, nº 5, Macaxeira, Recife – PE

Entrada Gratuita

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon