Evento do Porto Digital vai reunir mulheres desenvolvedoras de games

Durante três fins de semanas o Apolo 235, prédio de incentivo ao empreendedorismo inovador do Porto Digital, receberá um grupo de profissionais que ainda luta por valorização num mercado majoritariamente masculino: o desenvolvimento de games. O Portomídia Game Jam das Minas tem como objetivo reunir ilustradoras, designers, artistas, produtoras de trilha sonora, programadoras e desenvolvedoras para que, juntas, criem novos jogos, troquem experiências e se fortaleçam.

No primeiro momento, no dia 24/02, será realizado um workshop sobre a ferramenta Unity. No fim de semana seguinte, entre os dias 2 e 4 de março, as participantes, já separadas em equipes, terão 48 horas seguidas para criarem, do zero, novos games. O último encontro está marcado para o dia 10, um fim de semana após, quando será realizado o recap, momento de troca de experiências e apresentação dos resultados. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 19 deste mês.

No primeiro dia do evento, a professora de programação e desenvolvimento de jogos Tatyane Calixto irá ministrar um workshop sobre Unity para preparar os participantes. “Vemos poucas mulheres na indústria de tecnologia e de jogos. O Unity é uma engine muito utilizada para o desenvolvimento de jogos digitais e é indispensável para o público esperado”, comenta. Além de Calixto, todo o grupo de mentoras da Game Jam será feminino. A prioridade nas inscrições também é delas, mas os homens que quiserem participar também podem se inscrever, já que o objetivo principal é aprender e somar. Conhecimento prévio é importante, pois haverá um processo seletivo para a escolha dos participantes.

Para Clara Vasconcelos, coordenadora de qualificação em economia criativa do Porto Digital, a Game Jam das Minas é uma ação de empoderamento estratégica para o parque tecnológico. “O evento engaja as mulheres do setor e garante visibilidade para essas profissionais. Além disso, a Jam também serve para desmistificar uma área cuja aptidão é vista como essencialmente masculina. Não temos só minas jogando, tem minas fazendo jogos e a Game Jam é uma oportunidade de fazer negócios e fortalecer as carreiras delas”.

Portomídia Game Jam das Minas

Dia 24/02 (9h às 17h) – Workshop de Unity com Tatyane Calixto (30 pessoas)
De 2 a 4/03 (começando às 9h do dia 02 até às 17h do dia 4) – Portomídia Game Jam das Minas (50 pessoas)
Dia 10/03 (14h às 18h) – Recap
Inscrições até 19/02 pelo link – seliga.ai/gamejamdasminas
Resultado das inscrições: 21/02

 

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon