Teatro, esporte, cinema, história, arte visual e meio ambiente. Neste final de semana, a Prefeitura do Recife, por meio da.."> Teatro, esporte, cinema, história, arte visual e meio ambiente. Neste final de semana, a Prefeitura do Recife, por meio da.."> Fim de semana de teatro, cinema, esporte e lazer no Recife - Algomais
Fim de semana de teatro, cinema, esporte e lazer no Recife

Fim de semana de teatro, cinema, esporte e lazer no Recife

Publicado em 11/01/2019 por Revista algomais às 9:47

Teatro, esporte, cinema, história, arte visual e meio ambiente. Neste final de semana, a Prefeitura do Recife, por meio das suas secretarias, promove opções de cultura e lazer para todos os gostos. O 25º Janeiro de Grandes Espetáculos realiza apresentações adultas e infantis em vários teatros. Os parques Santana, Santos Dumont e Macaxeira oferecem atividades esportivas e diversas brincadeiras pelo Projeto Recife Férias. Também para quem está de férias, o Sítio Trindade vai ter sessão de cinema. O fim de semana vai ser também de atividades ambientais no Econúcleo da Jaqueira e no Jardim Botânico, além de passeios do Olha! Recife pelos estádios de futebol e pela história de Frei Caneca.

Um dos maiores festivais de artes cênicas produzidos na cidade, o Janeiro de Grandes Espetáculos chega a sua 25ª edição, com mais de 100 atrações e 20 estreias na programação, entre produções nacionais e locais. Realizado pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), o festival, que começou na última terça-feira (8), segue até o dia 14 de fevereiro, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura do Recife e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Nesta sexta (11), no sábado (12) e no domingo (13) há 15 opções de espetáculo em diversos teatros, algumas delas, infantis. A programação está disponível em: www.janeirodegrandesespetaculos.com.

E o Recife Férias, iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, agita a cidade com muita brincadeira e esportes durante este mês de janeiro, sempre das 15h às 18h. Os parques Santana, Santos Dumont e Macaxeira oferecem uma programação especial recreativa para ninguém ficar parado – além das atividades com bola, tem tambémapresentações de magia, teatro e cinema, e oficinas de slime, origami, frevo e de pintura. Confira a programação completa:http://www2.recife.pe.gov.br/sites/default/files/recife_ferias.pdf.

A galerinha que está de férias também não pode deixar de ir ao Sítio Trindade. Além de todo o verde e espaço para brincar com os amigos, a garotada agora também pode contar a exibição de filmes pelo Projeto Férias no Sítio. Amanhã, às 16h30, o clima de aventura e emoção já vai tomar conta da lona de circo com a exibição do filme Os Incríveis 2. Quem não puder ir nesta sexta-feira, terá mais uma chance de curtir a animação no dia 25 de janeiro, no mesmo horário.

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA), também está oferecendo a Ecoférias com uma programação especial. No sábado, o Jardim Botânico abre suas portas para oferecer muita diversão e contato com o verde para espantar a preguiça nas férias. No início da tarde, às 14h, vai rolar a oficina de criação de bancos com garrafa PET, figurando entre umas das novas atividades na programação deste ano. Já quem preferir visitar o espaço no domingo poderá participar da oficina de criação de lápis com galhos secos que vai mostrar como transformar os galhos que caem das árvores em lápis de cor. Durante a tarde, o público ainda confere uma caminhada ecológica pelos jardins temáticos e acolhimento com cordel.

O Econúcleo Jaqueira também vai estar repleto de atrações no sábado. Os visitantes vão conferir a oficina de culinária saudável e sustentável que tem início às 15h. Ministrada pela gestora ambiental, Angélica Nobre, a atividade irá ensinar receitas baseada no aproveitamento integral dos alimentos, com enfoque na importância do uso de partes não convencionais na alimentação: como cascas, talos e folhas, que normalmente são descartados, mas que podem ser usados na alimentação.

No domingo, a principal atividade da tarde será a caminhada ecológica “Descobrindo as árvores do parque” para apresentar a flora do espaço e proporcionar um contato maior do público com a natureza ao redor. A prática começa às 15h.

E todo mundo que tem curiosidade de saber um pouco mais sobre a história do futebol na cidade poderá participar do Olha! Recife de ônibus deste sábado. Os estádios dos três principais clubes do Recife fazem parte do roteiro. No domingo, o passeio a pé levará os participantes para conhecer a história de Frei Caneca, ícone da história pernambucana. Com vagas limitadas, as inscrições para os passeios abrem nesta sexta-feira, às 9h, através do site www.olharecife.com.br.

Outra alternativa para se divertir com toda a família é visitar o Museu da Cidade do Recife. A exposição em cartaz, Cinco Pontas, reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público, que comprovam a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos da capital pernambucana. A entrada é gratuita e o horário de visitação é das 9h às 17h.

Já o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM), equipamento que também é gerido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, expõe “Coração de Pedra”, da figurinista pernambucana Carol Monteiro, que revela uma rica zona de intersecção entre arte e moda, numa produção inspirada na paisagem dos sertões nordestinos. O Museu também apresenta a mostra “Com Olhos de Náufrago ou Onde fica o Próximo Porto”, da paraibana radicada em Pernambuco Alice Vinagre. A exposição navega pelas águas ora turvas ora calmas da obra de Alice, atravessando fases, investigações e técnicas que nortearam sua produção, da década de 1980 em diante. Saiba mais sobre as mostras gratuitas: (81) 3355-6871.

No Museu Murillo La Greca, o público poderá contemplar neste final de semana a exposição fotográfica Glossário Fluvial. A mostra é resultado de uma pesquisa, que teve como tema os rios e os termos técnicos e científicos que se relacionam com o universo fluvial, realizada com incentivo do Funcultura. Esses termos foram traduzidos em fotografias, criando um glossário de imagens que aproximam as pessoas das questões ambientais atuais. Quem assina as fotos é Hassan Santos, fotógrafo, ilustrador e arte educador. A entrada é franca, para mais detalhes: (81) 3355-3129.

Na Zona Sul do Recife, a Galeria Janete Costa recebe a exposição Transistor de Jota Zer0ff. São 24 obras, a maioria delas de spray sobre madeira, mas o artista também recorre a lápis e papel, além de honrar sua mais recorrente tela em dois painéis de grafitti estampados nas paredes da galeria. A exposição é gratuita e aberta ao público, informações: (81) 3355-9825.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »