Fundaj lança parceria pela educação no Nordeste

Trabalhar em conjunto pelo desenvolvimento regional a partir da pauta educação. Essa é a meta da parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Ministério da Educação, da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Representantes das instituições reúnem-se no dia 25 deste mês, às 14h30, na sala Gilberto Freyre, campus Casa Forte da Fundaj.

“Esse trabalho em conjunto é fundamental para que os recursos liberados pelo FNDE para o Nordeste sejam efetivos, produzam resultados concreto para a população”, ressalta o presidente da Fundaj, Alfredo Bertini. Ele destaca que a Fundação tem condições de monitorar a aplicação, avaliar os impactos e treinar os gestores. O monitoramento e a avaliação dos impactos por meio da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) e a capacitação através da Diretoria de Formação (Difor).

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dezenove capitais tiveram índice de desemprego maior que a média nacional de 12,3% no ano passado. As nove capitais do Nordeste e as sete do Norte estão entre elas. Também segundo o IBGE, o Nordeste tem a maior taxa de analfabetismo (14,4%) do País, seguido pelo Norte (8%). “Não adianta apenas políticas de incentivo, de geração de emprego, se não tiver qualificação dessa mão de obra. Se não houver, portanto, educação bem trabalhada com os recursos chegando na ponta e transformando a sociedade”, destacou Bertini.

FNDE
Com orçamento previsto de cerca de R$ 55 bilhões para 2019, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação é responsável pela maioria das ações e programas da educação básica do país, além de atuar também na educação profissional, tecnológica e no ensino superior. As competências do órgão vão de projetos de melhoria da infraestrutura das escolas a execução de políticas públicas.

O Alimentação Escolar (Pnae), Proinfância, Caminho da Escola, Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), Programa Banda Larga nas Escolas e Plano de Ações Articuladas (PAR) são programas do FNDE. Além deles, o Fundo também é responsável por repassar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e salário-educação a estados e municípios.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon