Governo de Pernambuco anuncia a volta às aulas presenciais

Governo de Pernambuco anuncia a volta às aulas presenciais

Publicado em 21/09/2020 por Revista algomais às 17:47

O Governo de Pernambuco anunciou hoje a data de volta às aulas presenciais. Em coletiva dirigida pelos secretários Alexandre Rebêlo (Planejamento e Gestão), André Longo (Saúde) e Fred Amâncio (Educação), foi fixada a data de 6 de outubro para o retorno às aulas nas escolas, apenas com estudantes do terceiro ano do ensino médio. A volta será opcional, sendo decidida pelos pais. “O retorno é opcional. Continuaremos trabalhando nas nossas escolas também com o ensino remoto, as atividades não presenciais”, destacou Fred Amâncio.

No dia 13 de outubro, estudantes do segundo ano retornam às aulas. E no dia 20 voltam os alunos do 1º ano do ensino médio, além daqueles matriculados na EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A volta dos estudantes do ensino fundamental e infantil às atividades presenciais será avaliada o longo do mês de outubro. Não foram anunciadas datas.

Estudantes, professores e trabalhadores com fatores de risco comprovado não devem retornar nesse momento, exceto se já foram infectados anteriormente. Os estudantes, professores e demais trabalhadores que apresentarem sintomas de Covid-19 devem ser isolados e retornarem para casa para realização dos testes. Em caso de confirmação da doença, deverão ficar em quarentena.

INFRAESTRUTURA. As escolas estão recebendo lavatórios para as mãos e tótens com álcool em gel. As instituições de ensino já receberam também termômetros de temperatura, que serão utilizados entre as medidas de prevenção. Professores e demais profissionais da educação receberam também face shields. As máscaras serão entregues aos estudantes e todos os profissionais.

Nos pilares para a reabertura estão a redução do número de alunos por aula, escalonamento de horários para diminuição da quantidade de estudantes na escola, a manutenção do distanciamento social, lavagem das mãos e uso de álcool gel (com limpeza dos espaços), monitoramento dos sintomas. O plano de retomada tratará não apenas do protocolo de segurança sanitária, mas contempla também um capítulo de orientações pedagógicas e um Plano Executivo de Retomada das Aulas Presenciais (com as datas e etapas desse processo).

Na maior parte das escolas, o secretário afirmou que as medidas deverão promover a redução média de 50% dos alunos em sala.

 

Abaixo destacamos as principais medidas que serão adotadas na reabertura.

“Estudamos a situação de diversos outros países. Já tínhamos tomado decisão de que só avaçaríamos para as aulas presenciais quando pudéssemos avançar para etapa 8 do Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19 no nosso Estado”, afirmou o secretário de educação de Pernambuco, Fred Amâncio. Na sua fala, ele destacou que na experiência global a reabertura das escolas para as atividades presenciais não ampliou de forma significativa o número de novos casos.

O discurso do secretário destacou a importância da retomada das aulas para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Ele tratou sobre o risco da insegurança alimentar e da proteção social a que as crianças fora da escola ficam submetidas, além do aumento da incidência de ansiedade e depressão. Amâncio ressaltou que o afastamento das crianças do ambiente escolar é mais grave para as crianças de baixa renda. “Esse afastamento amplia as desigualdades do nosso País, esse é um esforço para que as desigualdades não sejam ampliadas”. O abandono escolar é outro aspecto de preocupação do secretário. “A retomada ajuda a minimizar os impactos do abandono das escolas”.

Os secretários apresentaram uma série de dados de redução das infecções de Covid-19 e da Sindrome Aguda Respiratória Grave e de mortes promovidas pela doença ao longo dos últimos quatro meses. Também houve uma baixa nas solicitações por UTI. Os dados apontam uma redução por quatro meses seguidos.

 

ESPORTES

Na coletina foi anunciado o avanço também do plano de esportes, com a liberação das competições de modalidades esportivas envolvendo atletas federados em Pernambuco.

No vídeo abaixo a coletiva de imprensa do anúncio

 

LEIA TAMBÉM

Luciano Meira: “Precisamos redesenhar a sala de aula, este é um momento apropriado.”

Live Algomais discute se é hora de voltar às aulas

Governo de Pernambuco divulga protocolo de retorno às aulas presenciais

Dica de especialista: como regular o sono das crianças na volta às aulas?

Escolas reabrem nos EUA e cresce número de contaminados nessas instituições

20 imagens de Escolas de Pernambuco Antigamente

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »