Hospitais de Campanha do Recife superam 700 altas de pacientes com Covid-19

Hospitais de Campanha do Recife superam 700 altas de pacientes com Covid-19

Publicado em 20/05/2020 por Revista algomais às 15:10

Em meio aos desafios e aos esforços realizados desde a decretação da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura do Recife atinge a marca de 761 pacientes que já receberam alta nos leitos criados para pessoas com suspeita ou confirmação da doença. Ao todo aproximadamente oito mil pessoas foram atendidas nos hospitais de campanha criados pela PCR e mais de dois mil foram internadas. Os dados foram repassados pelo prefeito Geraldo Julio em coletiva de imprensa realizada em transmissão pela internet. Na ocasião, também foi divulgada a rede de unidades de Atenção Básica à Saúde montadas para atender casos suspeitos da Covid-19. Ao todo, são 20 postos separados em toda a cidade para os casos.

Durante entrevista, o prefeito Geraldo Julio deu um panorama dos atendimentos realizados até agora. “Hoje, trago uma informação muito importante para todos os recifenses. Chegamos a mais de 700 pacientes que receberam alta nos nossos hospitais de campanha. São pessoas que foram internadas e agora estão em casa, estão salvas da covid-19. Importante registrar que nenhum desses hospitais existia antes da pandemia. Eles foram construídos agora, numa decisão que a Prefeitura tomou. Quando a gente entregou o sétimo hospital muitas cidades brasileiras não tinham concluído sequer o primeiro. Nós vamos continuar esse trabalhando firme para os recifenses a superar os desafios dessa pandemia”, disse o prefeito.

Na ocasião, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, divulgou também as unidades de referência para atendimento de pacientes com suspeita de covid-19 na Atenção Básica à Saúde e que pode ser encontrada no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br). Enquanto mais de 130 unidades da Atenção Primária à Saúde (APS) continuam funcionando normalmente durante este período de pandemia, outras 20 unidades estão com o funcionamento alterado porque passaram a ser referência no atendimento de pacientes com sintomas respiratórios dentro da Atenção Básica, para desafogar os Serviços de Pronto Atendimento (emergências) da rede municipal.

A divisão também é uma forma de a Secretaria de Saúde do Recife evitar que pessoas com suspeita de covid-19 tenham contato com pacientes que estejam buscando vacinação, remédios e outros atendimentos. O atendimento de casos suspeitos de covid-19 começou a ser feito em algumas das unidades desde o início deste mês. Desde então, já foram feitos mais de 5.700 atendimentos. “Com essa separação dos tipos de atendimento, conseguimos continuar recebendo os pacientes que vão às unidades de saúde para fazer tratamento de hipertensão, diabetes e tuberculose, por exemplo, assim como as grávidas que têm consultas de pré-natal, as pessoas que precisam pegar remédios ou tomar a vacina contra gripe e outras”, explicou o secretário Jailson Correia.

Nessas unidades, cujo atendimento está acontecendo das 7h às 19h, os profissionais utilizam um sistema eletrônico próprio para organização de fluxo, classificação de risco de acordo com a gravidade e registro de atendimento dos pacientes com sintomas respiratórios. Na área de espera, os pacientes ficam sentados em cadeiras afastadas, além de receber orientação sobre prevenção da covid-19. De acordo com a classificação de risco, feita de acordo com a gravidade dos sintomas que o paciente informa estar sentindo, e após a consulta com o profissional de saúde, o usuário poderá ter indicação de isolamento domiciliar, encaminhamento para internação em leito de enfermaria ou encaminhamento para leito de UTI.

Para que a maior parte das unidades de referência foque no atendimento a pessoas com suspeita de covid, os outros tipos de atendimentos que elas ofereciam, como vacinação, foram realocados para outras unidades. Em algumas delas, todos os atendimentos serão feitos na própria unidade, mas a entradas dos pacientes com suspeita da nova doença é separada das demais. A lista de unidades está disponível no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br).

(Da Prefeitura do Recife)

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »