Idoso de 89 anos costura máscaras em projeto para comunidade

O aposentado Raymundo Guedes Gondim está prestes a completar 90 anos e tem disposição de sobra. Ele é a prova que a idade avançada não é motivo para reclamar de cansaço e muito menos para deixar de fazer o que gosta. Totalmente lúcido e ativo, o idoso foi um dos contemplados pelo Comunidade Protegida, projeto que oportunizou costureiros e costureiras para produção de máscaras de proteção e distribuição em áreas carentes da Região Metropolitana do Recife.

“Gostei de participar do projeto para poder ajudar quem precisa”, adiantou, ao contar sobre seu envolvimento no ‘Comunidade Protegida’. Sr. Gondim como é conhecido, sempre se dedicou em trabalho voluntário. Na Igreja de Boa Viagem, por exemplo, ele participava de trabalho social e ensinava mulheres a costurar.

Se doar para os outros: essa é uma das maiores qualidades dele, e pode ser vista dentro da casa que mora. Esposo companheiro e dedicado, passa maior parte do tempo cuidando da esposa, Socorro Gondim, de 82 anos.

“Faço hoje o que fiz a vida toda, costurar e viver pra família. Tenho muita disposição e não sei ficar parado”, contou, ao revelar que a maior dificuldade hoje é a falta de uma boa audição. “Não penso na idade, faço o que for possível, contou Raymundo.

Ele já trabalhou na área de contabilidade, mas a sua dedicação maior sempre foi com costura. Paraense de nascença, adotou o estado de Pernambuco há 55 anos. Raymundo é pai de um filho e neto de duas garotas. Otimista, brincalhão, ele tem muita vontade de viver e gosta de fazer novas amizades. “Sobre o futuro é viver dia após dia com tranquilidade”, concluiu Gondim.

Comunidade Protegida é um projeto voltado para distribuição gratuita de máscaras de proteção para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social a se proteger do coronavírus, que através de mobilizações do terceiro setor, promove oportunidades de geração de renda para moradores de comunidades de baixa na confecção de corte e costura. E o Cidadania Para Todos é um instituto pernambucano, que há 11 anos tem foco em iniciativas sociais voltadas para projetos de cidadania, educação, esportes, cultura, arte e lazer. As ações do Cidadania estão focadas em Pernambuco, mas as parcerias vão além das fronteiras do Estado. A organização tem trabalhos com organizações privadas da região Sul-Sudeste e no exterior.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon