Inscrições rupestres são foco de última exposição de 2018, intitulada “Simbologia da Gruta da Memória”, do multiartista Carlos Vasconcelos

Registros pré-históricos são inspirações do multiartista Carlos Vasconcelos na exposição “Simbologia da Gruta da Memória”, a ser lançada nesta quarta (dia 07) e que segue até o dia 30 de novembro, trazendo em evidência a arte rupestre, representações artísticas de povos antigos, que fascinam a humanidade desde sua descoberta há séculos atrás. “Inscrições ou arte rupestre sempre me fascinaram, desde minha infância quando me foi dado meu primeiro patrimônio cultural: a enciclopédia Larousse, afinal, na minha infância não tinha buscador do Google. E dentre aqueles doze livros, grandes, grossos e pesados; O de artes, arquitetura, biologia, pré-história, história e geografia eram meus bons companheiros. Nestes volumes processei um dos maiores conceitos de encanto pela arte, como as fantásticas inscrições da gruta de Lascaux, na França, seguindo-se as imagens da caverna de Altamira na Espanha; uma criança que sonhava em ser artista na pré-histórico”, lembra o multiartista pernambucano Carlos Vasconcelos que concretiza o último projeto artístico antes do ano encerrar.

Toda essa fascinação que estimulou o artista sempre encantou estudiosos, pesquisadores e curiosos a visitarem sítios históricos na França, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha e diversos outros países na Europa em busca daqueles mais conhecidos e estudados. No Brasil, temos nossos próprios registros arqueológicos e um dos mais importantes ganha destaque nesse novo projeto “Simbologia da Gruta da Memória”, que se inspirou na Pedra do Ingá, localizada no oeste da Paraíba, e que é considerado o primeiro monumento arqueológico tombado como patrimônio nacional em 1944. Esse pequeno distrito de Pedra Lavrada, no agreste paraibano, guarda em seus 24m de comprimento e 3,8m de altura de área um enigma que nem pesquisadores conseguem decifrar nessa formação rochosa a 46km de Campina Grande e a 109km de João Pessoa. “Recentemente encontrei em meus arquivos imagens de um estudo cuidadoso, que realizei da Pedra do Ingá, no estado da Paraíba, que está entre as artes rupestres mais estudadas e celebradas, que chegaram a nosso tempo. E isso foi decisivo para interpretar; copiar nunca! E trazer a tona toda simbologia na gruta da minha memória”, comenta Carlos.

E sua motivação reforça a versatilidade da arte e a importância desta formação rochosa que traz símbolos, sulcados e esculpidos com apurada técnica na enorme pedra, que lembram figuras humanas e animais, linhas onduladas que remetem o movimento das águas, e ainda contornos curvilíneos, círculos pendulares e formatos cônicos. E são nesses detalhes em contornos e cores que o experiente desenhista, fotógrafo, escultor e diretor de arte e criação se inspirou para criação de 14 esculturas exclusivas no tom bege luminoso, o marrom e preto para uma construção de semelhança e harmonia com o real. Um trabalho minucioso de interpretação que congrega um longo processo de acompanhamento da região do multifacetado artista, que fecha com o lançamento de “Simbologia da Gruta da Memória” o ciclo de trabalho do seu Centro Cultural de Criação em 2018.

Atuando há décadas em diversos campos da arte, o multiartista pernambucano Carlos Vasconcelos abre mais uma vez as portas do espaço para a mostra “Simbologia da Gruta da Memória”, que fica em cartaz no Centro Cultural de Criação até o dia 30 de Novembro, com visitas agendadas por email (carlosvasconcelosfoto@gmail.com) ou pelo whatsapp (81) 9.9925-1314. O espaço fica na Rua dos Medicis, 30 AP-406, na Boa Vista, e os interessados também podem conhecer mais do trabalho do multiartista, que atua há mais de três décadas em várias frente, pelo site https://carlosvasconceloscriacoes.com. “Como realizamos diversas atividades distintas no Centro, que também abriga workshops e oficinas, receberemos o público em visitas agendadas, para manter a dinâmica do espaço, que é voltado a eventos culturais disponibilizados aos amantes da arte”, completa Carlos Vasconcelos.

SERVIÇO
MOSTRA “SIMBOLOGIA DA GRUTA DA MEMÓRIA”
Quando: Até 30 de novembro
Onde: Centro Cultural de Criação (Rua dos Medicis, 30 AP-406, na Boa Vista)
Visitas: Agendadas de segunda a sexta pelo email carlosvasconcelosfoto@gmail.com) ou pelo whatsapp (81) 9.9925-1314
Mais informações: site https://carlosvasconceloscriacoes.com

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon