Intervenção urbana alerta para o desrespeito a faixas de pedestres no Recife

Intervenção urbana alerta para o desrespeito a faixas de pedestres no Recife

Publicado em 05/06/2018 por Revista algomais às 18:49

Nesta quarta feira, 06 de junho, ativistas pela mobilidade ativa irão realizar uma intervenção na rua Fernandes Vieira, no centro do Recife, instalando estruturas temporárias para facilitar a travessia de pedestres. O objetivo da ação é chamar a atenção para o desrespeito de motoristas à já escassa infraestrutura de segurança e conforto para o andar a pé na cidade. Os ativistas lembram que o caminhar é modo de deslocamento que precisa ser prioritário, segundo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e o Código de Trânsito Brasileiro.

Na ação, serão implantadas duas cancelas móveis em faixas de pedestres, além de pequenas placas com os dizeres ‘Pare e respeite’. Tanto as cancelas quanto as placas serão utilizadas por pedestres para demonstrar aos motoristas que estão desrespeitando o direito de travessia segura dos caminhantes. Durante a manhã, o grupo estará presente reafirmando às pessoas quanto à prioridade de pedestres nas travessias de vias.

Segundo os organizadores, há no Recife um desrespeito dos motoristas à prioridade de pedestres nas vias, com ou sem a faixa branca, e uma ideia equivocada de que os pedestres precisam garantir sua própria segurança, fazendo com que correr para atravessar as ruas seja uma cena comum na capital pernambucana. “Queremos lembrar às pessoas que os pedestres têm prioridade e é preciso ter seus direitos garantidos. Vemos todos os dias motoristas sequer diminuírem a velocidade ao passar por faixas de pedestres. Estamos devolvendo o status de realeza para quem anda a pé na cidade”, alerta Gaia Lourenço, participante da ação.

A PCR gasta 15 milhões por ano em orientadores de trânsito, que têm pouco foco sobre a prioridade de pedestres. Ações de fiscalização para quem descompre a prioridade são necessárias para mudar a realidade da segurança do trânsito na cidade hoje. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os pedestres têm a preferência na travessia em todas as conversões e se não houver faixas de pedestres na via em até 50m do ponto de partida do pedestre. O CTB também atesta que a responsabilidade pela segurança de quem caminha nas vias é dever de todos os motoristas.

O quê? Intervenção urbana para chamar atenção para o desrespeito à faixa de pedestres no Recife
Onde? Rua Fernandes Vieira, no centro do Recife, próximo à Praça Oswaldo Cruz.
Quando? quarta feira, 06 de junho, das 10 às 12h.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »