Obra pioneira sobre desenho tipógrafico ganha releitura e é lançada em Olinda

Obra pioneira sobre desenho tipógrafico ganha releitura e é lançada em Olinda

Publicado em 12/06/2019 por Revista algomais às 8:00
Foto: Divulgação

Considerado o primeiro livro brasileiro sobre desenho tipográfico a tratar o assunto em detalhes, O Mecotipo – Método de Ensino de Desenho Coletivo de Caracteres Tipográficos ganha edição comemorativa de 10 anos apresentando conteúdo atualizado e ampliado. A autoria é do mestre em design, fundador da Tipos do aCaso e idealizador dos cursos de Design Gráfico e de Produto da AESO-Barros Melo, Leonardo Buggy. O lançamento acontece dia 13/06, às 16h, no Centro Cultural Barros Melo, na Cidade Alta – Olinda.

A obra foi lançada, originalmente, em 2007 e rapidamente tornou-se referência na área, ajudando na aplicação de experiências em sala de aula, como também auxiliando no ingresso de profissionais no universo da tipografia. A segunda edição do livro foi produzida com financiamento coletivo resultante de campanha que atingiu o dobro da meta inicial e mobilizou designers de todo Brasil. “A união de várias pessoas em prol de um ideal é o coração deste livro e motor de todas as ações que eu tenho promovido em torno da tipografia desde 2007. Dezesseis designers, entre estudantes, professores e profissionais de mercado, trabalharam em conjunto para criar e diagramar a obra com fontes digitais brasileiras. Um esforço coletivo ímpar, que produziu este projeto gráfico impactante e inovador”, detalha Buggy.

Entre as novidades da nova versão está o método renovado com exercícios; síntese duas vezes maior, repleta de novas informações e referências; e sistema de avaliação. Durante o evento, o autor fica disponível para assinar dedicatórias nos exemplares à venda. A programação também conta com palestra sobre os novos conhecimentos da criação e desenvolvimento de tipos, ministrada por Buggy, além de coquetel para networking entre os presentes.

Obra premiada

O Mecotipo, que já foi lançado em Fortaleza, São Paulo e São Luiz, conquistou premiações relevantes no mercado, sendo Medalha de Prata no Brasil Design Award 2018 – Categoria Design Editorial, Medalha de Ouro no Prêmio Bornancini – Categoria Design Editorial e o Prêmio Platinum de Excelência no Clap – Categoria Melhor Desenho de Livro Ilustrado.

Centro Cultural Barros Melo
O Centro Cultural Barros Melo está localizado, onde funcionou, por 25 anos, a Faculdade de Direito de Olinda – FADO, primeira Instituição de Ensino Superior no município, na Rua de São Bento, nº 200, Varadouro. Numa posição estratégica, integra o cenário da Cidade Alta, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. O casarão conta com auditório, salas destinadas a exposições, cursos de extensão, pós-graduação, promoção de palestras, seminários, congressos e uma infraestrutura pronta para receber apresentações musicais, cinema, mostras culturais, além de ampla área ao ar livre que dialoga com a vida e a memória do sítio histórico. O CCBM faz parte da história de 484 anos da cidade mais antiga entre os municípios brasileiros declaradas Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

Cronograma
16h – Venda do livro com assinaturas
17h – Palestra
18h – Coquetel com networking

Serviço
Leonardo Buggy lança livro em Olinda
Quando: 13/06, às 16h.
Onde: Centro Cultural Barros Melo, Rua de São Bento, nº 200, Varadouro – Olinda.
Entrada Gratuita.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »