ONG Junior Achievement Pernambuco realiza a 19ª edição do Miniempresa

A Junior Achievement Pernambuco, instituição sem fins lucrativos que ensina empreendedorismo a jovens ainda na escola, inicia a 19ª edição do programa Miniempresa. Neste ano, serão beneficiados 1.050 jovens do segundo ano do ensino médio, de escolas do Recife, Olinda, Paulista, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Belo jardim, Caruaru, Vitória de Santo Antão, Gravatá e Limoeiro.

O Miniempresa é um dos principais programas da ONG, que tem por objetivo ensinar os jovens a planejar e desenvolver uma empresa na prática. Os alunos participam de encontros semanais após as aulas regulares da sua instituição ou aos sábados, com duração de 3h e um total de 18 momentos de aprendizado e construção. Até o ano passado, foram beneficiados um total de 151.660 alunos.

Durante o programa, são ensinados fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, onde cada participante se converte em um “miniempresário”. Eles aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização, produção, fluxo de caixa, além de serem informados sobre os encargos e impostos.

Na prática, os aprendizes montam uma miniempresa, planejam, produzem e vendem um produto, apuram os resultados da empresa e pagam com valores simbólicos os envolvidos, como funcionários e acionistas, além de pagar as despesas com infraestrutura. As aulas são conduzidas por voluntários, que recebem treinamento exclusivo da Junior Achievement. Nesta edição, foram capacitados 200 profissionais para orientar os adolescentes.

Além dos encontros semanais nas escolas, a garotada participa também de aprendizados fora da sala de aula. No dia 08 de junho acontecerá a Gincana de Miniempresa, no Ginásio do Clube Português, onde todas as escolas se reúnem para interagirem e trabalharem conceitos de liderança, trabalho em equipe, capacidade de gerenciar crises de forma descontraída. Em setembro, irão comercializar os produtos em um shopping da capital pernambucana, onde irão colocar em prática as técnicas de vendas e abordagem que são ensinadas nas aulas.

O projeto vai até novembro, culminando com a tradicional Formatura de Miniempresas, já confirmada para o dia 04/11, no Teatro Guararapes (Centro de Convenções, Olinda). Após meses de muito aprendizado, todas as escolas se reunirão para celebrar os resultados e “homenagens” às equipes que mais se destacarem serão reveladas durante a cerimônia.

A 19ª edição do Miniempresa está sendo incentivado por Grupo Moura, da Fonte Advogados, FedEx e Queiroz Cavalcanti Advocacia. Instituições da iniciativa pública e também privada podem apoiar o projeto, contribuindo financeiramente e incentivando seus colaboradores a serem voluntários. A sede da instituição em Pernambuco fica na Rua do Riachuelo, nº 105, sala 901, na Boa Vista (Recife). Mais informações pelo (81) 3421.2277 ou através do e-mail miniempresa@jape.org.br.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon