PCR divulga funcionamento dos serviços públicos municipais para o feriado de Nossa Senhora Aparecida (12/10)

Os recifenses que vão ficar na cidade durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, na próxima sexta-feira (12), terão opções variadas para aproveitar o momento de descanso e lazer. Quem quiser percorrer o Recife pedalando pode aproveitar o percurso da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que estará disponível na sexta-feira (12) e no domingo (14).

Para a criançada, também haverá programação especial nos Parques da Macaxeira, Caiara, Santana e Santos Dumont. As atividades começam a partir das 14h30. Outra opção gratuita de lazer são os equipamentos de educação ambiental. O Jardim Botânico do Recife (JBR), localizado na Zona Oeste e o Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, também organizaram programação para os pequenos. No roteiro, histórias cantaroladas, trilhas, oficinas infantis de culinária saudável, brinquedos e muito mais.

Outra opção de lazer é a 23ª edição do Festival de Dança do Recife que estreia em pleno feriado. O Festival, que contará com mais de 17 espetáculos internacionais, nacionais e locais, além de oficinas e até uma competição de hip hop,será oferecido nos teatros e espaços públicos da cidade, até o próximo dia 21.No Sítio Trindade terá uma farra garantida para a criançada.Das 14h às 18h da sexta-feira, será oferecida uma extensa programação gratuita e aberta ao público. O Museu da Cidade do Recife, o Paço do Frevo e o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) também terão opções para os pequenos.

Confira em detalhes abaixo o que abre e fecha no Feriado de Nossa Senhora Aparecida:

SAÚDE – Nesta sexta-feira (12), feriado nacional de Nossa Sra. Aparecida, as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas o dia todo para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, reabrindo normalmente na segunda-feira (15).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando.

A vacinação antirrábica, realizada na Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriadão, com demanda espontânea. A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará na segunda-feira (10), das 8h às 12h.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição 24h para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos de epidemias poderá ser acionado pelo 0800-201-2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) funcionará normalmente.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Não funcionarão, durante o feriadão, os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente.

TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nesta sexta-feira (12), em virtude do feriado de Nossa Senhora Aparecida. Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800-081-1078. A sede da Autarquia fica na Rua Frei Cassimiro, 91, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na segunda-feira (15), a partir das 8h até às 13h.

ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE – O Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, estará fechado na próxima sexta-feira, 12 de outubro, dia consagrado a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Os postos de atendimento que funcionam no Expresso Cidadão do Cordeiro e no Shopping Rio Mar também fecham na próxima sexta-feira e voltam ao seu expediente normal no sábado (13). Na segunda-feira(15) todas as unidades voltam a abrir, inclusive o posto de atendimento do Rio Mar que funcionará normalmente, das 8h às 20h, apesar de nesse dia ser dedicado ao comerciário. Informações referentes a tributos municipais do Recife podem ser obtidas no Portal de Finanças no endereço portalfinancas.recife.pe.gov.br.

EDUCAÇÃO – A Secretaria de Educação informa que as escolas e creches-escolas municipais estarão fechadas no próximo dia 12 (sexta-feira) e 15 de outubro (segunda-feira), quando se comemora o Dia do Professor. As aulas serão retomadas na terça-feira, 16 de outubro.

TURISMO E LAZER – Neste feriadão, os recifenses vão poder aproveitar dois dias de Ciclofaixa de Turismo e Lazer. Os 36,5 km de percurso exclusivo estarão disponíveis na sexta-feira (12) e também no domingo (14), oferecendo um passeio por pontos privilegiados da cidade que passam por 30 bairros. Nos mesmos dias, o Segundo Jardim de Boa Viagem receberá o Lazer na Rua, projeto que deixa livre de carros o trecho às margens da Orla de Boa Viagem.

Os Parques da Macaxeira, Caiara, Santana e Santos Dumont receberão, na sexta-feira, uma programação especial para as crianças. Vai ter atividade esportiva, recreação e muito mais, a partir das 14h30. Nos outros dias os parques estarão abertos normalmente. O Olha! Recife, projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife oferece passeios no sábado e domingo, a pé, de barco, de bicicleta e de ônibus. Os interessados podem se inscrever nesta quinta-feira (11), a partir das 9h, pelo site www.olharecife.com.br. Já as 19 Academias Recife estarão fechadas no feriadão, retomando as atividades na segunda-feira (15).

CULTURA – No feriado do próximo dia 12, que Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, comunga com os pequenos brasileiros, a Secretaria de Cultura do Recife tem programação dedicada a todas as faixas etárias.

Enchendo o Recife de coreografia e movimento, a 23ª edição do Festival de Dança do Recife estreia em pleno feriado. Nesta sexta, será apresentado, no Teatro de Santa Isabel, o espetáculo Dança de Brinquedo, da Cia Mário Nascimento, de Belo Horizonte, às 20h. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5. O Festival, que contará com mais de 17 espetáculos internacionais, nacionais e locais, além de oficinas e até uma competição de hip hop,será oferecido nos teatros e espaços públicos da cidade, até o próximo dia 21.

No Sítio Trindade, a farra do Dia das Crianças vai ser boa. Das 14h às 18h da sexta-feira, será oferecida uma extensa programação gratuita e aberta ao público, com apresentação do Boi da Mungangá de Beto Filho, brincadeiras populares com o grupo Incrife e até cinema da lona do circo, com o projeto Cine na Rua, além de bazar de roupas e feiras de artesanato e guloseimas.

O Museu da Cidade do Recife convida a criançada a brincar à moda antiga, com toda a família. Às 10h, será oferecida uma oficina de pipas, para ensinar os pequenos a confeccionar seus próprios brinquedos. A produção, cada um poderá levar para casa. À tarde, a partir das 15h, a quietude que impera nos espaços expositivos será subvertida pela brincadeira e a ordem será suar a camisa no museu, em atividades como corrida de saco, barra-bandeira, peteca e ioiô. Para participar, é só chegar. Informações: (81) 3355-9540.

No Paço do Frevo, não faltarão oficinas e atividades lúdicas durante todo o mês de outubro. Nesta sexta-feira, o acesso será gratuito para crianças de até 12 anos e os pequenos poderão ainda conferir a oficina de máscaras de papel machê Quem é Você?, que será realizada às 10h e às 15h. São apenas 15 vagas e as inscrições podem ser feitas na hora, na recepção, inclusas no valor do ingresso da visitação. Para saber mais: www.pacodofrevo.org.br ou (81) 3355-9500.

Para os recifenses mais crescidos à procura de programação gratuita, haverá o lançamento do catálogo da exposição Carimbos, do artista José Cláudio, às 15h, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM). Na ocasião, o público vai poder conversar com o artista e adquirir o catálogo gratuitamente. O Museu estará aberto a partir das 14h30. Para mais detalhes: (81) 3355-6871.

EMPREENDEDORISMO – As Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da PCR, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna fecham na sexta (12) e reabrem na segunda (14).

EMPREGO – As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Soledade e Rio Branco fecham na sexta (12) e reabrem na segunda (14).

ESCOLAS – As escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife fecham na sexta (12) e reabrem na terça (15).

ESPORTES – Os programas esportivos realizados pela Secretaria Executiva de Esportes não funcionam na próxima sexta-feira (12), retornando à normalidade a partir da segunda (14). Exceção para o Recife Bom de Bola, campeonato de futebol de várzea, que terá 68 jogos da quinta à terça.

PROCON – A sede e os postos avançados do Procon Recife no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna atendem o público até as 13h desta quinta (11/10). As audiências pré-agendadas acontecem normalmente até às 17h do mesmo dia. Na sexta-feira (12), Feriado de Nossa Senhora Aparecida, não há funcionamento.

MULHER – Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife – Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector – estarão fechados durante o feriado de Nossa Senhora do Carmo. No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107.

MERCADOS PÚBLICOS E FEIRAS – A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que os mercados públicos e Feiras Novas funcionam com horário especial na sexta-feira (12), das 6h às 13h. No sábado e domingo, no entanto, abrem normalmente, das 6h às 18h e 6h às 13h, respectivamente. Na segunda-feira (15), o mercado funciona normalmente, no entanto, fica a critério de cada box abrir, ou não.
HOSPITAL VETERINÁRIO – O Hospital Veterinário do Recife estará fechado na próxima sexta-feira (12). Os atendimentos e marcações de consultas voltam a funcionar na segunda-feira (15).

MEIO AMBIENTE – No feriadão de Nossa Senhora Aparecida, os equipamentos de educação ambiental da Prefeitura do Recife vão estar abertos e com programação especial para as crianças desta sexta-feira (12) até o domingo (14). A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente promoverá atividades no Jardim Botânico do Recife (JBR), localizado na Zona Oeste, das 9h às 15h30, e no Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, das 9h às 17h. No roteiro, histórias cantaroladas, trilhas, oficinas infantis de culinária saudável, brinquedos e muito mais.

Além disso, no domingo (14), a partir das 9h, haverá atrações para a garotada no Jardim do Baobá, nas Graças. Estão programadas oficinas de arte em feltro, culinária sustentável e fantoches, no espaço público. Os arte-educadores também vão fazer contação de histórias para os meninos e meninas. Já os pais poderão conferir o artesanato, comidas típicas, literatura, plantas e muita música que será levada pela Feira Livre do Poço. O acesso aos equipamentos e atividades é gratuito.

COMPAZ – Devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida, o Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, estará fechado nesta sexta (12) retornando às suas atividades normais neste sábado (13). Já o Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, funcionará nesta sexta das 9 às 11h, com a festa de Dia das Crianças e será fechado no sábado (13) e domingo (14), voltando às suas atividades normais na terça (16). Já as Bibliotecas Populares de Afogados e Casa Amarela estarão fechadas no feriado e retornarão às atividades nesta segunda (15).

DIREITOS HUMANOS – O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados neste feriadão. Já o Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem nas manhãs de sexta-feira (12), sábado (13), domingo (14), das 8h às 13h. As cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar ficam na altura da Rua Bruno Veloso, no posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon