Pernambuco ainda não vive segunda onda, mas amplia leitos para Covid-19

Em coletiva de imprensa realizada ontem (11), o secretário de saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que até o momento não há sinais de que Pernambuco estaria passando por uma “segunda onda” da Covid-19. “Os estudos apontam que, para a configuração de uma segunda onda, seria necessário um aumento sustentado de 60% nos casos em relação ao patamar do vale de baixa, que nós atingimos, e os atuais indicadores nos colocam ainda longe deste cenário. A verdade é que atingimos o pico da pandemia em maio e, a partir de setembro, entramos no patamar de vale com números em baixos patamares sem expressivas oscilações, seja para cima ou para baixo”, explicou Longo.

Na análise de mais uma semana epidemiológica (SE 45), a SES-PE registrou que os números da primeira semana do mês de novembro são melhores que os da primeira semana de outubro – mês com os melhores indicadores da Covid-19 desde abril, quando houve a aceleração da curva epidêmica.

Na Semana Epidemiológica 45, o Estado registrou uma queda de 9,6% nos óbitos por SRAG em 15 dias – apontando uma flutuação com estabilidade entre a SE 45 e a SE44, com quatro casos de diferença de uma semana para outra. Na comparação com a primeira semana de outubro, houve uma queda de 5,75%.

Já em relação aos casos graves suspeitos, foi registrada uma oscilação de 5% na comparação com a SE 44, o que corresponde a 33 casos, e de 3,9% em relação à SE 43 (quando foram registrados 26 casos). Na comparação com a semana 41, o Estado registrou queda de 6%. “Desta forma, é fato que nos últimos 15 dias tivemos flutuações, dentro de patamares de controle. E isto teve impacto na solicitação de leitos para casos de SRAG na Central Estadual de Regulação de Leitos, com um aumento de 1,6% da semana 45 para a semana 44 e de 12% na semana 44 em comparação com a semana 43”, explicou.

NOVOS LEITOS – O secretário também anunciou a abertura de mais 107 leitos, sendo 60 de UTI e 47 de enfermaria, para o atendimento aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em hospitais de referência para Covid-19 no Estado. Nesta quinta-feira (12.11), já foram abertos 77 leitos – sendo 40 de terapia intensiva e 37 de enfermaria nos hospitais Maria Vitória, no bairro de Areias, e Evangélico, na Torre, ambos no Recife. Deste total de 107 leitos, o Hospital Maria Vitória totaliza 50 vagas (sendo 30 de UTI e 20 de enfermaria); já o Hospital Evangélico totaliza 27 vagas, com 17 de enfermaria e 10 de UTI. Nos próximos dias ainda serão disponibilizados mais 30 vagas, sendo 20 de UTI e 10 de enfermaria no Hospital de Referência à Covid-19 – Boa Viagem (antigo Alfa).

“Com a abertura dessas novas vagas a taxa de ocupação irá para patamares menores. Vale lembrar que ao longo dos últimos meses, com a redução da demanda e para evitar a ociosidade, mais de 1.500 leitos foram bloqueados. Desta forma, com índices baixos e menor disponibilidade de leitos, devido à desmobilização, qualquer flutuação nos dados, causa mudanças significativas nas taxas de ocupação. No entanto, nosso plano de contingência prevê o desbloqueio e reconversão de leitos, caso fosse alcançado o percentual de 80%”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

No pico da pandemia, o Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco contou com 3.171 leitos para pacientes com suspeita ou confirmados com SRAG, somando vagas abertas pelo Governo de Pernambuco e Prefeitura da Cidade do Recife (PCR). Desta forma, as readequações realizadas até agora foram feitas respeitando um nível de segurança e com o objetivo de evitar ociosidade nos leitos públicos, contribuindo para a assistência integral à saúde da população pernambucana.

OCUPAÇÃO – Com a entrada das novas vagas, a ocupação média dos 1.692 leitos dedicados a casos suspeitos e confirmados da Covid-19 em Pernambuco está em 60%, sendo 74% de UTI (822 leitos) e de 46% de enfermaria (870).

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon