Pernambuco recebe reconhecimento por gestão eficaz da educação

Pernambuco recebe reconhecimento por gestão eficaz da educação

Publicado em 18/12/2017 por Revista algomais às 13:39
Visual Hunt

As cidades de Autazes, no Amazonas; Lagoinha do Piauí, no Piauí e Petrolina, em Pernambuco, são os projetos vencedores da 3º Ação de Reconhecimento da Plataforma Conviva Educação (www.convivaeducacao.org.br), ambiente digital voltado a gestores da educação municipal e equipes técnicas das secretarias municipais da educação. A Ação de Reconhecimento seleciona os melhores projetos que, com o uso dos recursos da plataforma, cujo acesso é gratuito, conseguem proporcionar melhorias à gestão da pasta. A edição deste ano reuniu inscrições de 199 municípios da União, com destaque para a região Nordeste, responsável por 42% dos registros; seguida pela região Norte (20%); Centro Oeste (17%); Sudeste (13%) e Sul (7%) do país.

Os vencedores da Ação de Reconhecimento foram definidos por três categorias: voto popular, avaliação técnica e referência de uso do Conviva. As equipes das secretarias de educação de Autazes, Lagoinha do Piauí e Petrolina participaram de encontro formativo em São Paulo e recebem como prêmio uma viagem a Rosario, na Argentina, para conhecer experiências educacionais de sucesso.

Em Autazes (AM), a secretaria municipal de educação estabeleceu um banco de dados com informações de todos os servidores da pasta, que agora pode ser atualizado em tempo real. A iniciativa, feita por meio da plataforma Conviva, encerra um problema que era muito comum na administração: a perda de documentos, que gerava problemas em relação ao armazenamento de dados e até ao pagamento de funcionários. “Não tínhamos esse banco de informações de forma organizada. Mas, depois da formação que recebemos sobre o Conviva, nos reunimos com toda a equipe da secretaria e usamos a ferramenta “Profissionais” da plataforma para coletar os dados dos servidores da rede escolar de forma segura e prática, e passível de ser atualizada periodicamente”, explica Cíntia Maria da Silva Tupinambá, Secretária Municipal de Educação.

Em Lagoinha do Piauí (PI), o Conviva ajudou na administração das escolas das zonas urbana e rural, de forma integrada e ágil. A equipe da secretaria é pequena e, portanto, enfrentava dificuldades para controlar o fluxo dos estudantes e organizar as informações. “Os processos se perdiam e, por muitas vezes, não usufruímos de recursos por não informarmos em tempo hábil o recenseamento dos alunos”, exemplifica Franklis Lima Leal, Secretário Municipal de Educação. Ele relata que, com o uso da plataforma Conviva, a secretaria montou uma equipe formada por membros da pasta e gestores escolares que se responsabilizaram pelo abastecimento do sistema, com dados de cada escola e alunos da rede, e sua atualização, computando informações como novas matrículas, transferências etc. O Conviva passou a ser a ponte de integração entre os colégios e a secretaria. Hoje, a pasta explora dados sobre a entrada e saída de alunos e a certificação de professores, entre outros processos, com segurança e agilidade.

A dificuldade da gestão de Petrolina (PE) também era a organização de informações sobre diversos setores, como o da alimentação, o transporte escolar e o financeiro. “Os documentos eram formatados em planilhas de excel, sem nenhuma digitalização. Isso não permitia o cruzamento de dados e nem sempre as informações eram precisas ou atualizadas. Foi a necessidade urgente de conhecermos melhor o volume de alunos, turmas e professores da rede, antes de iniciarmos um processo seletivo para docentes, que nos impulsionou a começar o uso do Conviva pela ferramenta ‘Profissionais’ ”, diz Arlete Reges Germânio Gouveia, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Petrolina. A partir daí que, com o preenchimento estruturado das informações na plataforma, as equipes têm suporte estratégico para a tomada de decisões da pasta.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »