Pernambuco tem times e torcida de futebol americano

Em Pernambuco, equipes como Recife Mariners, Recife Horses, Olinda Shark, Caruaru Wolves, Arcoverde Templários e Recife Pirates compõem a escala dos times que representam o Estado em campeonatos. Mas ao contrário das equipes americanas, em que os jogadores recebem salários milionários para jogar, o esporte no Brasil é visto como um hobby, ou seja, eles não recebem um retorno financeiro. “Cada atleta tem outros trabalhos e estuda. Fazemos isso por amor ao esporte e de forma mais amadora. Eu, por exemplo, sou arquiteto. Nas horas vagas a gente treina”, diz Alison Fonseca, presidente do time Arcoverde Templários, que existe desde 2014.

A maioria dos times nasceu da paixão pelo esporte e da vontade de sair de frente da televisão e praticar aquilo a que assistiam, como foi o caso do Recife Mariners, uma das principais equipes da região, que existe há mais de 10 anos. A equipe surgiu de um grupo de amigos na praia de Boa Viagem. Após anos se aperfeiçoando, eles são um dos principais nomes do futebol americano de Pernambuco.

A rotina dos jogadores é dividida entre conciliar o trabalho e estudos com os treinos, que geralmente acontecem uma vez na semana à noite e no final de semana, quando não tem jogo; com duração de 2 a 3 horas em campo. Para se manter, os times locais vendem produtos da marca e recorrem a patrocínios de clínicas, academias e da própria prefeitura. Cada jogador também contribui com uma mensalidade para ajudar. Os treinos acontecem nos estádios cedidos por colégios e também na praia.

O presidente do Recife Pirates, Rodrigo Azevedo é otimista quanto ao futuro do esporte em Pernambuco. “Hoje temos times fortes que já participaram da superliga nacional e outros que vêm crescendo, mostrando ser competitivos e fortes para participar das disputas, como o Olinda Sharks”, ressalta. O presidente Julio Deodato, do Recife Mariners, compartilha da mesma ideia. “Em 2018 teremos no mínimo 10 times no campeonato pernambucano. Isso é muito animador, porque mostra que realmente o Estado está abraçando o esporte”.

*Por Paulo Ricardo Mendes, repórter da Algomais

CONFIRA também a reportagem

FUTEBOL AMERICANO 2

Futebol americano conquista Pernambuco

http://revista.algomais.com/noticias/futebol-americano-conquista-pernambuco

 

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon