Pesquisa aponta aeroporto de Recife como o melhor do Nordeste

O aeroporto Gilberto Freyre, de Recife (PE), foi classificado pela Pesquisa de Satisfação do Passageiro como o melhor terminal do Nordeste. Numa escala que varia de 1 a 5, o terminal recebeu dos usuários a nota 4,49, passando na frente dos outros aeroportos da região avaliados pela pesquisa: Natal (4,42), Fortaleza (4,32) e Salvador (3,86).

Para acessar a pesquisa na íntegra, clique aqui.

No ranking geral de satisfação do levantamento, que avalia os 15 principais aeroportos do Brasil, o aeroporto de Recife ficou em 4º lugar. Dos 38 itens avaliados, o Gilberto Freyre obteve notas acima da média estipulada pelo governo federal (4) em 30 quesitos.

O item sobre qualidade das instalações dos estacionamentos de veículos teve nota 4,23, e também foi considerado o melhor do Nordeste. Em relação ao custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes, o terminal Gilberto Freyre ficou em 2º lugar entre os 15 avaliados, com nota 3,31, perdendo apenas para Campinas (3,53).

RECORDE DE SATISFAÇÃO – os resultados do segundo trimestre da Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro, realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, apontam um novo recorde de satisfação. O índice medido de abril a junho mostrou que 92% dos viajantes avaliaram os terminais como “bons” ou “muito bons”, superando o número do trimestre anterior que foi de 91%. Com isso, o índice de satisfação geral teve nota 4,39, numa escala de 1 a 5.

Neste segundo trimestre foram entrevistados 13,1 mil passageiros, sendo que quase metade dos viajantes (49%) deram notas 5 (muito bom) para o indicador de satisfação geral avaliado na pesquisa. O resultado foi a maior porcentagem registrada da série histórica desde o início da coleta de dados, em 2013. Outros 43% avaliaram com notas 4 (bom), 7% com notas 3 (regular) e apenas 1% com notas 2 (ruim).

Além disso, entre os 15 terminais avaliados, 14 tiveram nota acima de 4 – média estipulada pela Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias), – e todos eles apresentaram melhoria em relação a si mesmo na comparação com o segundo trimestre de 2016.

Para o secretário Nacional de Aviação Civil, Dario Lopes, os resultados comprovam o esforço do setor em aprimorar a gestão e entregar um serviço cada vez melhor ao passageiro. “Temos trabalhado junto com os nossos parceiros para identificar e atuar nas melhorias e isso tem funcionado, como comprova a pesquisa”, pontuou.

PESQUISA – Desde que passou a ser realizada, em janeiro de 2013, a pesquisa de satisfação já ouviu mais de 280 mil pessoas nos 15 aeroportos responsáveis por 80% da movimentação de passageiros no país. Numa escala de 1 a 5, os usuários classificam o desempenho das operações em 37 indicadores, além do item final sobre a sua satisfação geral com o aeroporto. Neste último trimestre, foram entrevistadas 13.194 pessoas, das quais 8.343 eram passageiros de voos domésticos e 4.851 de internacionais.

Os aeroportos estão divididos em três categorias baseadas no número de passageiros processados por ano. Até cinco milhões de passageiros estão os terminais de Natal (RN), Manaus (AM) e Cuiabá (MT). Entre 5 e 15 milhões de passageiros estão: Fortaleza (CE), Recife (PE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Santos Dumont (RJ), Campinas (SP) e Confins (MG). Acima de 15 milhões de passageiros estão Galeão (RJ), Congonhas (SP), Brasília (DF) e Guarulhos (SP). Os passageiros são ouvidos diariamente por pesquisadores da Praxian – Business & Marketing. O nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon