Porto Social publica dois editais para seus programas de 2021

Solidariedade, protagonismo, empatia e vontade de ajudar, fazendo a diferença na vida de outras pessoas e comunidades é um desejo que contagia cada vez mais pessoas. Há vontade, vocação e ótimas ideias, mas falta gestão, estrutura e apoio para organizar e escalonar projetos que promovem mudanças significativas na sociedade. O Porto Social, que surgiu com essa vocação, está com dois editais abertos para inscrições, com processo seletivo até o dia 15 de abril.

Os dois editais de 2021 são do Programa de Incubação de Negócios ou Projetos Sociais (INCS) com apoio da Prefeitura do Recife, e o PLIS- Programa de Líderes de Impacto Social, com foco na seleção e capacitação de pessoas com vocação para atuar no terceiro setor, em parceria com o Instituto Neoenergia. O Porto Social segue a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que ela aponta. Os regulamentos completos dos editais estarão disponíveis no site do Porto Social (www.portosocial.com.br) e demais mídias e redes sociais. As inscrições para o processo seletivo serão válidas para os que preencherem o formulário completo até o dia 24 de março.

O edital do INCS vai selecionar empreendimentos sociais e iniciativas em fase inicial, com impacto positivo no Grande Recife. Criado para profissionalizar projetos já em andamento, com ou sem formalização jurídica, o processo do programa acontece em 10 meses e conta com palestras, workshops, mentorias individuais recorrentes e eventos de conexão. A seleção é dirigida a ONGs, cooperativas e até empresas que apresentam soluções para problemas sociais e ambientais.

Já o programa de líderes aponta para convocação de pessoas com capacidade de engajamento e mobilização social capazes de promover mudanças concretas que impactem positivamente grupos sociais. Neste caso o objetivo é capacitar e aprimorar as habilidades dos multiplicadores, consolidando seus aprendizados.

Sobre inscrições e regulamentos

O programa de Incubação de Negócios ou Projetos Sociais, financiado pela Prefeitura do Recife, é gratuito e não cobra taxas de inscrição. As capacitações acontecem desde 2016 e já capacitou mais de 200 iniciativas sociais. Para enquadrar os projetos em suas categorias. Podem participar as iniciativas que tiverem suas principais atividades desenvolvidas na Região Metropolitana do Recife. É necessário ter de um a três membros dispostos a participar das atividades programadas, frequentando 75% das 200 horas de atividades. A trilha tem duração de dez meses, com diagnósticos, palestras, workshops, mentorias individuais e eventos de conexão.

O Instituto Neoenergia é parceiro do Porto Social desde 2019 com a implantação do Programa DROPS, trilha educacional que, por dois anos capacitou mais de 85 iniciativas sociais, precursora do PLIS- Programa de Líderes de Impacto Social.A meta é desenvolver pessoas que desejam comandar empreendimentos e iniciativas sociais, mesmo que em estágio de ideação. A trilha tem duração de três meses, com workshops e mentorias coletivas em empreendedorismo social, gestão, vendas, comunicação, liderança e educação financeira. Toda a dinâmica foi pensada para preparar os participantes para enfrentar os desafios do mundo empreendedor social. O participante terá que cumprir, no mínimo, 75% das 48 horas de atividades previstas.

Entre os dias 5 e 9 de abril, acontece a apresentação de “pitchs” – descritivo breve e objetivo dos programas. As bancas de avaliação que terão um formato híbrido – o vivo/ presencial descritivo breve e objetivo dos programas, às bancas de avaliação. A agenda com os horários das apresentações será divulgada junto à lista de aprovados dos dois editais no site do Porto Social no próximo dia 30 de março.

Os principais critérios avaliados pela Banca serão os impactos gerados pela iniciativa apresentada; perspectivas de governança e sustentabilidade financeira; característica inovadora e diferenciada da solução apresentada; capacidade de replicabilidade e disseminação da resolução do problema social; impacto direto e indireto sobre stakeholders (atores envolvidos); além da clareza e segurança na exposição. Na primeira etapa, serão selecionadas até 50 iniciativas para o Programa de Incubação de Negócios ou Projetos Sociais e 35 líderes para o Programa de Líderes de Impacto Social – PLIS. A Banca de Avaliação será composta pela equipe do Porto Social e empreendedores sociais, imprensa, professores, formadores de opinião, parceiros, investidores e sociedade civil, que vão poder participar através das plataformas digitais.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon