Prefeitura do Recife promove Colóquios de Pesquisa e Inovação em Educação

Prefeitura do Recife promove Colóquios de Pesquisa e Inovação em Educação

Publicado em 13/10/2017 por Revista algomais às 6:34
Visual Hunt

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, realizará dois Colóquios de Pesquisa e Inovação em Educação em outubro. O primeiro, que acontecerá dia 18, é fruto de uma parceria da Prefeitura com a Rede Internacional e Interdisciplinar para os Desafios e Usos das Tecnologias da Informação e Comunicação (EUTIC) , evento internacional realizado pela primeira vez na América Latina. Já o segundo vai ser realizado dentro da programação da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), no dia 23. As inscrições para ambos os colóquios são gratuitas e abertas ao público, que devem fazer suas inscrições prévias pela Internet (Vide Serviço).

O primeiro encontro será promovido, dia 18, das 14h às 18h30, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, e oferecerá ao público duas palestras; uma com o tema “Les cultures numériques et les dimensions du réel: voyages entre rationnel et symbolique” (Culturas numéricas e as dimensões do Real: Viagens entre racional e simbólico), ministrada pela professora Lise Vieira, da Université Bordeaux Montaigne e a outra “Instrumentos e estratégias digitais para melhorar competências de leitura: projeto Voluntários de Leitura em Portugal e no Brasil”, ministrada pelo professor Carlos Correia, da Universidade Nova de Lisboa.

O segundo Colóquio será realizado no dia 23, das 15h às 16h30, no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG)/ Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para este encontro o tema da palestra vai ser “Tecnologia e Sustentabilidade”, ministrada por Francisco Luiz dos Santos, diretor executivo de Tecnologia na Educação da Secretaria de Educação do Recife e pelos professores Álfio Mascaro, Gestor da Escola Ambiental Águas do Capibaribe, da Secretaria de Educação do Recife, e Zenaide Nunes, Gestora do Jardim Botânico.

Os colóquios têm como objetivo incentivar e orientar professores a desenvolverem pesquisas acadêmicas em Tecnologia na Educação, com vistas à inovação da prática pedagógica na escola, fomentar a produção científica na Rede de Educação do Recife, além de proporcionar debate com professores; estudantes de graduação e pós- graduação e público geral, sobre temas relacionados à educação.

EUTIC – Em sua primeira edição no Brasil, o 13º EUTIC tem como tema “Cultura Digital e Aprendizagens Cruzadas” e levantará a questão das intersecções, travessias e interconexões favorecidas pelo desenvolvimento das utilizações da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que ajudam a conectar pessoas, sistemas e otimizar o acesso a recursos de informação e comunicação ao reduzir significativamente as restrições de tempo e espaço.
Serviço:
Secretaria de Educação promove dois Colóquios em Outubro. EUTIC acontecerá pela primeira vez na América Latina
As inscrições para os colóquios são gratuitas, abertas ao público e devem ser feitas previamente pela Internet (vide abaixo)
Dia 18 – Rede Internacional e Interdisciplinar para os desafios e usos das Tecnologias da Informação e Comunicação (EUTIC),
Horário 14h às 18h30
Local – Teatro Luiz Mendonça/ Parque Dona Lindu – Boa Viagem
Palestra 1- “Les cultures numériques et les dimensions du réel: voyages entre rationnel et symbolique” – Lise Vieira/ Université Bordeaux Montaigne
Palestra 2 – “Instrumentos e estratégias digitais para melhorar competências de leitura: projeto Voluntários de Leitura em Portugal e no Brasil” – Carlos Correia, da Universidade Nova de Lisboa.
Para se inscrever – https://goo.gl/forms/Zq89WEVEp0Smh8kE3

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »