Prefeitura do Recife promove fim de semana com frevo, performances, oficinas e passeios ecológico

Prefeitura do Recife promove fim de semana com frevo, performances, oficinas e passeios ecológico

Publicado em 12/04/2019 por Revista algomais às 10:04

Sábado (13) e domingo (14) repletos de opções de cultura e lazer gratuitas na cidade: no MAMAM, ocorre atividade que une colheita de vegetais e produção de arte. Na Galeria Janete Costa, no Dona Lindu, os artistas Clóvis Teodorico e Letícia Barbosa apresentam a experimentação performática “Terra Estranha”. No Bairro do Recife, a Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda promove arrastão de frevo. No Econúcleo Jaqueira, os pais e a criançada aprendem juntos a valorizar e a preservar a natureza. O projeto Olha! Recife promove passeios pelo Rio Capibaribe e Parque 13 de Maio.

CULTURA
MAMAM oferece oficina

Com enfoque na área botânica, o Fazendo Junto traz a oficina “Monotipia – imprimindo texturas botânicas” com o intuito de abordar o sentir das coisas e objetos por meio do tato. Ministrada por Leandro Roberto, a atividade incentiva crianças e adultos a participarem de maneira divertida da colheita de folhas, flores, raízes, cascas de tronco, dentre outros materiais para produção de arte. A programação acontece neste sábado (13), às 15h sendo gratuita e aberta para um adulto mais uma criança (a partir de cinco anos), pelo e-mail educmamam@gmail.com. O MAMAM fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista. A entrada é gratuita, mais informações: (81) 3355-6871. Site: https://blogmamam.wordpress.com/

Ciclo de experimentações estético-políticas na Galeria Janete Costa

“Terra Estranha” é um ciclo de experimentações estético-políticas no campo da performance concebido pelos artistas Clóvis Teodorico e Letícia Barbosa, que ocuparão a Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, com seis obras inéditas. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre.

Neste sábado (13), serão apresentadas, a partir das 17h, as performances Pau Brasil e N° 1. Usando uma roupa vermelha, Clóvis vai martelar pregos em um tronco de árvore. Letícia, por sua vez, plantará flores e plantas artificiais em vasos com cores, formas e tamanhos variados, para, em seguida, regá-las com leite.

Frevo agita Bairro do Recife

Domingo (14) tem arrastão promovido pelo Paço do Frevo, no Bairro do Recife. Vencedora do Concurso de Agremiações em 2019, a Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda se concentra no Marco Zero, às 15h. Depois ela sai em cortejo, arrastando amantes do frevo pelas ruas do bairro. O grupo foi fundado no dia 1o de outubro de 1934 e já conquistou diversos títulos ao longo da sua história. Evento gratuito e aberto ao público. Site: http://www.pacodofrevo.org.br/programacao

Exposição “Cinco Pontas” no Museu da Cidade

A exposição “Cinco Pontas” reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância do Forte das Cinco Pontas em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Em quase 400 anos de existência, o local foi base para navegadores, depósito, prisão e quartel militar. O Museu da Cidade do Recife está localizado no Bairro de São José, neste sábado (6), abre das 9h às 17h, e no domingo, das 9h às 16h. A entrada é gratuita. Fone: (81) 3355-9540 Saiba mais: www.museudacidadedorecife.org .

MEIO AMBIENTE
Pocket show e histórias cantaroladas no Econúcleo Jaqueira

O Econúcleo do Parque da Jaqueira promove, no sábado (13), às 15h, pocket show que promete aguçar a imaginação da garotada e ainda trazer conhecimento ambiental. A apresentação “Show de Minhocas” utiliza fantoches para mostrar aos pequenos o funcionamento do minhocário de forma lúdica. No período da manhã, ainda rola trilha ambiental e oficina sensorial com plantas medicinais, às 9h. No domingo (14), a artista Talis Ribeiro apresenta, às 15h, histórias curtas e poemas musicados que falam sobre preservação ambiental e sustentabilidade.

Econúcleo Jaqueira, sábado (13)

09h – Trilha Ambiental + Oficina sensorial com plantas medicinais

10h10 – O Meio que se conta: contação de histórias “ O sapo e a rosa”

11h – Vivência ambiental com o Capitão Natureza “Catavento”

14h – Trilha Ambiental + caça ao tesouro

15h – Pocket Show “Show de minhoca”

16h – Historias Cantaroladas

Econúcleo Jaqueira, domingo (14)

09h – Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h – O Meio que se conta: contação de histórias “As aventuras de Anansi”

11h – Em cena verde: Quadro de Cena em ensaio dirigido.

15h – Historias Cantaroladas

16h – Contação de histórias “O morcego e a cabaça”

Econúcleo Jaqueira

Rua do Futuro, 959 – Jaqueira

De quinta a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

https://www.facebook.com/econucleojaqueira/

Oficinas de mini hortas e caminhada ecológica no Jardim Botânico

No sábado (13), o Jardim Botânico oferece oficina de mini hortas, às 14h10. Os participantes aprendem técnicas de plantio e cultivo necessárias para criar uma horta em casa ou no apartamento utilizando materiais recicláveis. No mesmo dia, ocorre oficina de malabares que ensinará a produzir o brinquedo utilizando resíduos sólidos de materiais recicláveis. No domingo (14), às 10h, acontece a atividade “Borboletando entre as árvores do Jardim”, que combina caminhada ecológica com oficina artística. Os visitantes vão conhecer a fauna e flora da Mata Atlântica e a importância das borboletas para o equilíbrio do meio ambiente.

Jardim Botânico, sábado (13)

9h – Vivências ambientais: faço parte deste lugar

10h – Caça Palavra Ambiental

11h – Resíduos nos eixos: oficina de malabares

13h30 – Os sons ao redor: vivências ambientais musicais

14h10 – Oficina de mini hortas “viveiro de mudas”

15h – Gincana Ambiental: Jogo das Argolas

Jardim Botânico, domingo (14)

9h – Caminhando e Descobrindo: folhas, texturas e solos

10h – Borboletando entre as árvores do Jardim

11h30 – Do PET ao som: oficina de percussão com garrafa PET

13h30 – Caminhada Ecológica “Trilha Cega”

14h30 – ECOrdel: oficina de Cordel

15h10 – Cine Ambiental

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 – Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita

Oficinas de horta caseira no CAT Ambiental

No Centro de Atendimento ao Turista Ambiental (CAT Ambiental) a curtição começa às 9h e vai até às 17h, dispondo de diversas atividades, como as oficinas de horta caseira e criação de barquinhos de papel.

Centro de atendimento ao turista ambiental (CAT Ambiental)

Segundo Jardim – Boa Viagem

Terça a domingo, das 09h às 20h

Entrada gratuita

TURISMO
Olha! Recife promove passeios pelo Rio Capibaribe e Parque 13 de Maio

A partir desta sexta-feira (12), estão abertas as inscrições para quem quiser participar dos próximos roteiros do Olha! Recife. O projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife é realizado por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer e oferece passeios gratuitos e com guias de turismo.

O passeio pelo Rio Capibaribe tem saída marcada para às 9h do sábado, direto do Catamaran Tours. Os participantes inscritos poderão conhecer a cidade por uma perspectiva diferenciada, passando pelo encontro dos rios Beberibe e Capibaribe, observando as pontes e edificações históricas do Centro do Recife.

No domingo, o roteiro a pé é por um dos parques urbanos mais antigos da cidade, o 13 de Maio. Com quase 7 hectares, conta com uma ampla vegetação e obras de arte. O grupo inscrito também vai poder observar importantes edificações da região como a Faculdade de Direito e a Câmara Municipal. O ponto de encontro será no portão localizado na Rua Princesa Isabel, às 9h.

Os roteiros do Olha! Recife são gratuitos e contam com guias de turismo, mas é necessário se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir das partir das 9h, da sexta-feira (12). É solicitado que os participantes levem um quilo de alimento não perecível no dia do passeio, esses alimentos serão doados para instituições de caridade.

Serviço:

Olha! Recife no rio (Sábado)

Tema: Recife e suas pontes

Dia: 13/04

Hora: 9h

Saída: Catamaran Tours

Olha! Recife a pé (Domingo)

Tema: Parque 13 de Maio e arredores

Dia: 14/04

Hora: 9h

Saída: Portão de entrada do parque, na Rua Princesa Isabel

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »