Prefeitura do Recife, UPE e Ambev firmam parceria para produção de álcool 70%

Prefeitura do Recife, UPE e Ambev firmam parceria para produção de álcool 70%

Publicado em 15/05/2020 por Revista algomais às 6:22
Doações de álcool 96% serão transformadas em álcool 70% para abastecer a Rede Municipal de Saúde e também a campanha “Mais Vida é Ficar em Casa”, realizadas em comunidades do Recife

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife, celebra a cooperação técnica com a Universidade de Pernambuco (UPE) para a diluição de álcool 96%, utilizado como combustível de veículos, em álcool 70%, para abastecer a Rede Municipal de Saúde e também a campanha “Mais Vida é Ficar em Casa”, realizada em dez comunidades do Recife. A iniciativa conta com o apoio da Ambev e da água mineral Santa Terezinha, com a doação de álcool 96%, vasilhames e água mineral para a produção inicial de 6.000 garrafas de 500ml de álcool 70%.

O Secretário Executivo de Inovação Urbana do Recife, Tullio Ponzi, o Prof. Pedro Falcão, Reitor da UPE e a Profª. Socorro Cavalcanti, Vice-reitora e coordenadores se reuniram, na última segunda-feira (11), para visitar o Laboratório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no Campus Hospitalar Santo Amaro. No local, acontecerá a diluição do álcool, onde será coordenada pelo Prof. Dr. Sérgio Peres, da Poli UPE. Contará ainda  com o engajamento de mais 10  pessoas, entre eles professores e funcionários do próprio laboratório.

A parceria entre o poder público, privado e a universidade com as doações e contribuições, na prática, simbolizam muito mais que uma ajuda financeira. “Elas simbolizam uma sociedade sustentável, equilibrada e com responsabilidades compartilhadas. É como se a pessoa tivesse chamando a responsabilidade pra si. Essa é uma das grandes lições da pandemia, com a reaproximação entre o poder público, universidades e iniciativas privadas”, destacou Tullio Ponzi, Secretário Executivo de Inovação Urbana.

Ponzi considera a iniciativa importante para desenvolver soluções e inovações para melhorar a vida das pessoas. “Todos desenvolvendo parcerias para soluções simples e inovadoras que ajudam a impactar positivamente a sociedade. A colaboração e cooperação são valores que vão moldar essa nova sociedade que está ressurgindo, e no Recife não é diferente”, pontua.

O reitor da UPE também comemora o trabalho em conjunto. “A parceria com a Secretaria de Inovação da Prefeitura da Cidade do Recife me deixa cada vez mais consciente da certeza do dever cumprido. Já faz parte da missão da UPE fazer parcerias com o Governo do Estado e com as prefeituras. Então, essa cooperação com a Prefeitura do Recife, neste momento que estamos vivendo com a pandemia, só vem reforçar a importância da Universidade, através do nosso laboratório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) na produção do álcool 70% no combate ao vírus”, disse o professor Pedro Henrique de Barros Falcão. “É o início de uma série de outras ações na área de inovação e pesquisa que vamos celebrar entre a UPE  e a Secretaria de Inovação do Recife”, concluiu o reitor.

(Da Secretaria de Inovação Urbana do Recife)

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »