A capital pernambucana recebe nos dias 29, 30 e 31 de março no Recife Praia Hotel o Encontro com Abordagem Internacional s.."> A capital pernambucana recebe nos dias 29, 30 e 31 de março no Recife Praia Hotel o Encontro com Abordagem Internacional s.."> Recife sedia Encontro com Abordagem Internacional sobre Autismo - Algomais
Recife sedia Encontro com Abordagem Internacional sobre Autismo

Recife sedia Encontro com Abordagem Internacional sobre Autismo

Publicado em 13/03/2019 por Revista algomais às 9:55

A capital pernambucana recebe nos dias 29, 30 e 31 de março no Recife Praia Hotel o Encontro com Abordagem Internacional sobre Autismo. Com o tema: “Autismo Numa Abordagem Multidisciplinar”, o evento é voltado para educadores, psicólogos e famílias, tem com o objetivo ampliar a formação docente e fortalecer a atuação de educadores e família de crianças/adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Encontro com Abordagem Internacional sobre Autismo é realizado pelo projeto Educação Especial PE, comandado pela psicopedagoga Lidieri Barros.

A programação contempla o tema do encontro e contará com 11 palestrantes com atuações diversas e que estão relacionadas ao TEA. Entre os nomes estão Márcia Meira (SP), Lidieri Barros (PE), Michelle Malab (MG), Mylena Lima (ES), Tiago Toledo (SP), Alessandra Buosi (SP), entre outros profissionais. No sábado (30) uma mesa redonda irá reunir todos os palestrantes para debater sobre o autismo com uma abordagem multidisciplinar, com estudos de casos e compartilhamento de experiências.

De acordo com a psicopedagoga, Lidieri Barros, organizadora do evento, esta será uma oportunidade para trocas e aquisição de experiências com profissionais de diversas áreas envolvidos com o TEA, além da participação dos pais, familiares e professores. “Vamos debater a inclusão, conscientização e os principais desafios dos portadores do transtorno do espectro autista (TEA)”, ressalta a organizadora.

O Autismo é um transtorno de desenvolvimento que prejudica a capacidade da pessoa se comunicar e interagir. Essa condição também leva o paciente a viver alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos. Segundo o atual levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 1% da população mundial o equivalente a 70 milhões de pessoas. – ou um em cada 68 crianças – apresenta algum transtorno do espectro do autismo, e a ocorrência da condição neurológica tem aumentado.

Lançamento do livro “Menina Aspie”

A escritora, palestrante e administradora de empresas mineira, Michele Malab lançará pela primeira vez no Recife seu mais recente livro “Menina Aspie”, durante o Encontro com Abordagem Internacional sobre Autismo. Diagnosticada com Síndrome de Asperger e mãe de um adolescente autista, Michele aborda no livro momentos da infância e da adolescência em que era Asperger e não sabia.

Seu diagnóstico foi conhecido somente na fase adulta e a obra traz a reflexão sobre a importância do autoconhecimento do apoio dos familiares e da informação. Michelle que também é autora do livro “Na Montanha Russa – vivendo a maternidade no Autismo”.

As inscrições para o Encontro com Abordagem Internacional sobre Autismo podem ser feitas através do site http://educacaoespecialpe.com.br/

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

SEXTA – FEIRA (29)

8h às 9h – CREDENCIAMENTO

9h às 10h30 – NEUROLOGISTA DESAFIOS NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO /ADRIANA SALDIVAR (AL)

10h30 às 11h – LIDANDO COM COMPORTAMENTOS INADEQUADOS NA ESCOLA /MARCIA MEIRA (SP)

11h às 12h30 – INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NA ESCOLA /TIAGO TOLEDO (SP)

12h30 às 13h30 – ALMOÇO

13h30 às 15h – AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM /LILIAN TABOSA (PE)

15h às 15h30 – LANCHE

15h30 às 17h – ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM TEA / LIDIERI BARROS (PE)

17h às 18h30 – TERAPIA OCUPACIONAL E A INTEGRAÇÃO SENSORIAL / ANTÔNIA PATRÍCIA (AL)

SÁBADO (30)

8h às 10h – ABA APLICADA NA ADOLESCÊNCIA E VIDA ADULTA/ MYLENA LIMA (ES)

10h às 10h20 – LANCHE

10h20 às 12h20 – TEORIA DA MENTE, VERDADES E IMPACTOS NA VIDA SOCIAL / MICHELLE MALAB (BH)

12h20 às 13h20 – ALMOÇO

13h30 às 16h30 – ABA PRÁTICA (MOTIVAÇÃO COMO ENFOQUE PARA A APRENDIZAGEM) / MYLENA LIMA (ES)

16h30 às 18h30 – MESA REDONDA

DOMINGO (31)

8h às 10h – O USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA / ALESSANDRA BUOSI (SP)

10h às 11h30 – REFLEXOS JURÍCOS NO CONTEXTO DE INCLUSÃO E DIREITO A SAÚDE / NAYARA NOGUEIRA (PE)

11h30 às 12h – LANCHE

12h às 13h30 – AUTISMO E ALIMENTAÇÃO (ASPECTOS SENSORIAIS E ALIMENTAÇÃO) / YAN SATO (PE)

13h30 às 14h – ENCERRAMENTO

SERVIÇO:

Encontro com Abordagem Internacional sobre Autismo

29 a 30 de Março de 2019

Recife Praia Hotel: Av. Boa Viagem, 9 – Pina, Recife – PE

R$ 600 / R$ 5.800

(81) 3227 7215

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »