Reeducandos preparam praias de Olinda para o início do verão

Um grupo de 32 reeducandos atua na limpeza das praias de Olinda. Apesar de ser um trabalho comum, o foco desta semana está no movimento aguardado para o feriado da Independência, neste sábado, 7 de setembro. A data marca a “Abertura do Verão”, a temporada de sol, nas praias de Pernambuco. Os trabalhadores são assistidos por um convênio de empregabilidade entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e a Prefeitura Municipal de Olinda.

O intuito de empregar os cumpridores é reinseri-los à sociedade através do trabalho, além de reduzir a reincidência criminal. Os apenados são egressos do sistema prisional e cumprem pena no regime aberto. Por semana, recolhem cerca de 3 mil sacos de lixo no calçadão e na faixa de areia da praia de Del Chifre até Rio Doce. A remuneração pelos trabalhos é de um salário mínimo e auxílio transporte.

O Patronato Penitenciário, órgão vinculado à SJDH, acompanha os egressos e oferece apoio psicossocial e jurídico. Atualmente, 1.077 egressos trabalham em empresas públicas e privadas. Dos reeducandos que trabalham apenas 1% reincide, segundo um levantamento do órgão. “As parcerias permitem que os ex-detentos resgatem a dignidade e quebrem um ciclo de violência muitas vezes imposto pela falta de oportunidade”, destaca o superintendente do Patronato Penitenciário, Josafá Reis.

Os trabalhadores também vão deixar tudo limpo para a realização do Independence Day Run. A corrida terá largada, às 7h em frente do Shopping Patteo e premiará os 5° primeiros colocados com troféu e medalhas.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon