Refugiados venezuelanos iniciam curso de qualificação no Senai

Venezuelanos refugiados em Pernambuco começaram a receber neste semana um incentivo a mais para ingressar no mercado de trabalho local. O Senai Pernambuco, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT-PE), está oferecendo um curso de qualificação profissional na área de Assistente Administrativo para 15 pessoas. As aulas são ministradas no Senai Jaboatão.

A iniciativa faz parte de um projeto maior, intitulado Comitê Pró-Migrantes, liderado pela Cáritas Brasileira, que atua para melhor a situação dos migrantes que estão em Pernambuco. Um dos grupos de trabalho desse Comitê é o de Empregabilidade, capitaneado pelo MPT-PE, que visa promover o acesso ao mercado de trabalho. “Eles já têm moradia e alimentação, o que falta para eles, agora, é emprego. Estamos em busca de dar independência para essas pessoas. Esse é o primeiro momento, também queremos efetivar outras ações e sensibilizar o empresariado para que ofereçam vagas de trabalho”, explica a procuradora do Trabalho, Débora Tito, que está à frente do GT de Empregabilidade.

A turma é formada exclusivamente por venezuelanos refugiados que estão acolhidos no Recife. Até agora, o Estado já recebeu mais de 280 venezuelanos, segundo dados do MPT-PE. A escolha pelo curso de qualificação em Assistente Administrativo ocorreu pela maior facilidade de acesso aos postos de trabalho. “A missão do Senai é qualificar novos profissionais para atender à indústria brasileira e, agora, iremos trabalhar, também, para que esses refugiados, que estão longe da sua realidade, sejam inseridos socialmente, consigam oportunidades na indústria pernambucana e possam recomeçar suas histórias”, explica a diretora Regional do Senai Pernambuco, Camila Barreto.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon