Revitalização do Largo do Holandês ressalta uma das principais entradas de Casa Forte

No próximo sábado (16), a partir das 8h, será inaugurada a revitalização do Largo do Holandês, em Casa Forte. Haverá plantio de mudas, pinturas na calçada e outras atividades para a população. A intervenção, que vai acontecer durante toda a manhã, é uma iniciativa do Grupo Casa Forte Mais Segura, com apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Inovação urbana e Emlurb.

Uma das voluntárias do grupo, a designer gráfica Gisela Abad, explica que o lugar é uma confluência entre as ruas Samuel Lins (continuação da Rua da Harmonia) com a Flor de Santana, às margens do Riacho Parnamirim. Além de ser uma área importante de acesso ao bairro de Casa Forte, o Largo guarda em sua história o fato de ter sido a via utilizada pelos holandeses como rota de ataque durante a Batalha de Casa Forte, em 1645. Entre várias histórias de fantasmas do bairro de Casa Forte (há quem diga que até hoje ouça barulho das correntes dos negros ou escute gritos de dor nos locais onde antes se situava o Engenho de Anna Paes), está o relato de pessoas que viam o fantasma de um guerreiro ruivo, trajando roupa de veludo. Seria o fantasma de um general holandês, morto na batalha de 1645.

O vereador Jayme Asfora foi o autor do projeto que vai oficializar a localidade como Largo do Holandês. Ele também tem contribuído para as mudanças estruturais que estão sendo realizadas. Segundo Asfora, a área estava virando um ponto de descarga de lixo e entulho de vários pontos comerciais. “A Prefeitura fazia a coleta duas vezes por dia, mas empresas e moradores tinham o hábito de despejar lá os seus entulhos”. A revitalização, além de ser uma forma de homenagear e resgatar um pouco da cultura pernambucana, dá um novo aspecto ao lugar e estimula a circulação das pessoas, que estarão mais conscientes da importância da preservação de toda a área.

SOBRE O CASA FORTE MAIS SEGURA

O Casa Forte mais Segura é uma união de moradores do bairro de Casa Forte, que começaram, em 2017, a se mobilizar para discutir ações que visem melhorar a segurança do bairro e adjacências. A ação inicial foi criar um grupo no aplicativo WhatsApp , reunindo cidadãos, empresários, além de integrantes da Prefeitura, do Governo do Estado e as polícias Militar e Civil. No início, o grupo trocava informações sobre crimes e fornecia orientações sobre segurança pessoal e prevenção a assaltos. Mas logo na segunda semana, já foram feitas reuniões e caminhadas pelas ruas com o objetivo de conhecer de perto a realidade, identificar necessidades de ações de segurança, melhoria na iluminação, poda de árvores e conservação do patrimônio público, por exemplo.

O secretário de Segurança da Prefeitura do Recife, Murilo Cavalcanti e representantes da Emlurb têm participado de reuniões e caminhadas promovidas pelo grupo. Segundo Murilo Cavalcanti, o problema da violência urbana não é apenas da Polícia, mas também da prefeitura e, nesse processo coletivo, a mobilização da sociedade civil é de grande importância: “iniciativas como essa, sem paixões partidárias, mostram que há muito a se fazer. Cada entidade deve apoiar, verificar as críticas e tomar atitudes em relação às propostas de se prevenir a violência”.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon