São João para todos os gostos

Famosa por ser a Capital do Forró, a cidade de Caruaru, localizada no Agreste do Estado, conta com novidades na programação dos festejos juninos. A começar pelo São João da Roça, que trará de volta a tradicional festa rural nas comunidades de Gonçalves Ferreira, Pau Santo, Terra Vermelha e Vila Rafael e ainda trazendo atrações musicais, como Petrúcio Amorim, Maciel Melo, Amazan e Josildo Sá.

Outra novidade é a aposta na temática associada à sustentabilidade e acessibilidade. Durante o São João, o público poderá participar de atividades, como o plantio de mudas para compensar a pegada de carbono (quantidade total das emissões de gases do efeito estufa causadas pelo evento), campanha de educação ambiental com foco em água, energia e resíduos; ações de boas práticas ligadas ao polo hoteleiro; além de ações de combate à exploração sexual e trabalho infantil. Já no Pátio de Eventos, além do camarote reservado para portadores de necessidades especiais, intérpretes de libras estarão traduzindo tudo o que acontece no palco.

A festa vai até o dia 29 deste mês e contará com mais de 400 atrações que atenderão a todos os gostos, inclusive para os que querem escapar da tradição. O Polo Azulão, por exemplo, localizado na Avenida Rui Barbosa, contará com um som mais alternativo, e entre os escalados para animar a festa estão Lenine, Almério, Eddie, Chico César e Siba. Para quem quiser curtir outros estilos musicais, o Som da Rural, conhecido por animar as noites na capital pernambucana, estará na Rua Silvino Macêdo, popularmente chamada de Má Fama, entre os dias 22 e 25 de junho.

Já no Alto do Moura, no Polo Mestre Vitalino, a festa junina será representada pelo bom e tradicional forró pé-de-serra e das bandas de pífanos. No Polo Mestre Galdino, situado na Praça do Artesão, algumas manifestações culturais da região como Mazurca, Reisado, Maracatu e Bumba Meu Boi apresentam-se entre os dias 22 e 25. E para quem não dispensa uma mistura de ritmos, com artistas locais e nacionais, o Pátio do Forró irá sediar atrações como Fulô de Mandacaru, Matheus e Kauan, Gusttavo Lima, Bell Marques, Aviões do Forró, Dorgival Dantas, e grandes nomes da música nordestina como Alceu Valença, Flávio José, Jorge de Altinho, Elba Ramalho, Petrúcio Amorim e Alcymar Monteiro.

Além das atrações musicas os pratos típicos são um show à parte. Nos polos gastronômicos da cidade, no Alto do Moura, Rua da Má Fama e na Feira de Artesanato, o público poderá experimentar as tradicionais comidas típicas.

NO SÃO FRANCISCO
Em Petrolina, localizada no Vale de São Francisco, os festejos juninos começaram desde o dia 19 de maio com o São João dos Bairros. Assim como Caruaru, a cidade terá uma atenção voltada para portadores de deficiência por meio de um espaço inclusivo próximo ao palco das 71 apresentações musicais durante os 17 dias de shows.

A novidade deste ano será trazer de volta as festas juninas dos bairros, que acontecem em quatro finais de semana antecedente ao evento no palco principal. Isso porque, diferentemente de outros locais, Petrolina conta com duas fases de circuitos juninos, a primeira conhecida como festas nos bairros e no segundo momento artistas nacionais e locais se apresentam no Pátio de Eventos Ana das Carrancas.

A primeira etapa, conta com os arraiais montados nos bairros José e Maria, Rio Corrente, Areia Branca e na Avenida dos Tropeiros, e com shows de artistas locais e convidados, além de quadrilhas juninas, festas na Zona Rural e 46ª Jecana – evento de Petrolina caracterizado pela corrida de jegues, além de celebrações religiosas e apresentações culturais.
Já a segunda fase acontece nos dias 16 a 24 de junho, no pátio Ana das Carrancas, com apresentações de shows, como Wesley Safadão, Jorge e Mateus, Bruno e Marrone, Magníficos, Marília Mendonça, além do forró de raiz, como Flávio José e Maciel Melo.

Serviço:
São João de Caruaru acontece até o próximo dia 29 e o de Petrolina até dia 24. de junho. Veja a programação de outras cidades no site da Algomais.

*Pelo repórter Paulo Ricardo 

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon