UFPE chega à marca dos 20 mil litros de álcool 70% doados

Nesta semana, o volume de álcool 70% que a UFPE vem doando para auxiliar no combate à Covid-19 no Recife e interior do Estado alcançou a marca dos 20 mil litros. Responsável por coordenar a ação institucional junto ao Gabinete do Reitor, a professora Beate Saegesser, do Departamento de Ciências Farmacêuticas, adianta que ainda há fôlego para ultrapassar, e muito, esse número. “Recebemos a promessa de doação de 40 mil litros de álcool 70% de um conjunto de usinas, intermediado pelo Sindaçúcar, e já recebemos 12 mil litros; as solicitações de doação de secretarias e hospitais têm crescido e esperamos que possamos continuar a promover este serviço solidário à sociedade”, afirma.

A ação voluntária conta com a participação de uma equipe reduzida que trabalha por turnos, sempre com o cuidado de dividir as funções em espaços separados, para evitar aglomerado em um mesmo ambiente, segundo a professora. “Todos trabalhamos paramentados, com máscaras, luvas, calça comprida, jaleco e alguns usam face shields; são voluntários que vêm a pé, de bicicleta ou de carro, portanto não pegam transporte público”, explica Beate.

O grupo é composto por docentes de diferentes departamentos e estudantes de cursos como Farmácia, Química e Engenharia Química, que contam com a colaboração de profissionais da Farmácia Escola da UFPE. Voluntários do Departamento de Engenharia Nuclear da UFPE e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) também auxiliam na produção de água destilada. “Todos os voluntários recebem instruções de manipulação dos insumos, da assepsia dos vasilhames, da rotulagem e principalmente, de segurança em saúde”, acrescenta.

Para dar conta da demanda que continua crescendo, o grupo avisa que ainda está recebendo doação de insumos como álcool anidro ou 70%, embalagens limpas de 500ml a 25 litros, bombonas grandes de 50 e 200 litros e água destilada. Para doar algo ou solicitar doações basta escrever para o e-mail combatecovid@ufpe.br.

“Gostaria de agradecer mais uma vez, em nome da Universidade Federal de Pernambuco, ao apoio de parceiros como o Sindaçúcar e a BR Distribuidora, entre tantos outros, e ressaltar a importância dessa ação, que tem garantido melhores condições para o enfrentamento da Covid-19. Não apenas na cidade do Recife, mas também nos vários municípios que temos auxiliado”, afirmou o reitor Alfredo Gomes. “Que esse apoio se prolongue enquanto durar a situação causada pela epidemia”, completou ele.

BENEFICIADOS – Dentre as instituições e agrupamentos beneficiados com as doações estão diversas Secretarias de Saúde e prefeituras do interior, hospitais, UPAS e hemocentros, departamentos internos da UFPE – como o setor de segurança, setor de terceirizados, as Casa dos Estudantes, Nass e Nase, entre outros – além de ONGs e ações sociais, terreiros, comunidades quilombolas e a tribo Fulni-ô. Segundo a professora Beate, uma fração deste álcool também está indo para os Centros Acadêmicos de Vitória (CAV) e do Agreste (CAA) para ser envasado e distribuído por lá.

(Da Ascom da UFPE)

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon