UFPE tem três finalistas no Imagine Cup 2017 pela disputa do titulo nacional

A UFPE marca presença entre os finalistas nacionais da competição Imagine Cup 2017 com os projetos: Colec.te (UFPE, Grupo Laureate e Centro Profissionalizante de Pernambuco), Ensina_Aí (UFPE), Mete a Colher (UFPE). Os finalistas vão disputar o título nacional no dia 18 de maio, em Fortaleza (CE). A proposta da competição é conectar estudantes a ferramentas, experiências e recursos necessários para que possam aprimorar as habilidades em tecnologia e solucionar problemas sociais e mundiais.

PROJETOS DA UFPE

O projeto Colec.te consiste numa “lixeira inteligente” que identifica o lixo, seja metal, plástico, vidro, papel ou orgânico através de uma câmera. Os usuários cadastrados poderão fazer download do aplicativo no celular e acompanhar seus pontos acumulados, podendo ser trocados por livros e descontos em cursos através de empresas parceiras. “Quando o cidadão comum passa a ser bonificado por simplesmente jogar seu lixo na lixeira ele começa a, naturalmente, deixar de descartar o lixo no chão para procurar um de nossos coletores e receber os pontos”, explica Rodrigo Alves, membro da equipe. A equipe inscrita na competição foi David Carvalho, estudante de Mecatrônica (CEPEP), Lucas Azevedo, estudante de Gestão Empresarial (Grupo Laureate), Bianca Lisle, estudante de Engenharia Eletrônica da UFPE e Rodrigo Alves, mestrando em Ciências da Computação da UFPE.

O projeto Ensina_Aí é uma plataforma online que conecta professores voluntários com alunos de escola pública com a finalidade de oferecer um suporte, seja por aulas presenciais, aulas via Skype, indicando conteúdos ou tirando dúvidas por bate-papos online. Os membros que participam da competição são estudantes da UFPE Bianca N. de Santa Cruz Oliveira, do curso de Engenharia Eletrônica, Alice Sant’Anna, do curso de Administração, e Daniel Pacheco, do curso de Economia. “O desenvolvimento desse tipo de tecnologia é fundamental dentro de uma sociedade que, cada vez mais, está construindo ilhas quando deveria estar construindo pontes. É uma maneira de olhar ao seu redor não sendo apenas um telespectador da situação, mas podendo fazer a diferença dentro de sua comunidade”, afirma Alice Sant’Anna.

A rede Mete a Colher conecta mulheres que sofrem violência doméstica ou vivem em relações abusivas a outras mulheres que podem ajudar. A ferramenta será um espaço para que as mulheres possam ajudar e ser ajudadas em casos de violência, relacionamentos abusivos ou qualquer ato de assédio. São membros do projeto as estudantes da UFPE Carolina Cani, doutoranda em Ciência da Computação, Mariana Albuquerque e Lhaís Rodrigues, graduandas em Engenharia da Computação, e Aline Silveira, mestre em Design pela UFPE. “Nossa rede é formada apenas por mulheres para dar confiança e segurança as nossas usuárias. Além de sermos um suporte para ajudá-las a saírem dessa situação de risco, buscamos trabalhar para deixar a nossa sociedade mais segura para as mulheres mostrando que elas não estão sós e podem contar com a gente”, afirma Lhaís Rodrigues. As usuárias cadastradas poderão marcar as categorias em que quer oferecer ou receber ajuda: Quero Ajudar, Preciso de Ajuda, Conversas, Serviços e Guia. O aplicativo foi desenvolvido para plataformas iOS e Android e em estará disponível em breve para download.

OUTROS FINALISTAS

São também finalistas nacionais os projetos: Time Apollo (Unicamp), Time Appoint (PUC Minas), Bubu Digital (IF Paraíba), Cod.cad (Faculdade Farias Brito), Dreampper (Unitau), Sapiens (UFRS), Team EZcare (USP), MOACI (Unifor), UpFish (Unicamp e UFABC), Vibeye (UFC), Team Bridge (USP), Crown Brawl (IFPI). As competições finais nacionais são organizadas pelas subsidiárias da Microsoft e ocorrem em dezenas de países. Os melhores projetos serão selecionados de cada país participante para ser representado nas Finais Mundiais. O evento Imagine Cup é realizado pela Microsoft e pelo Governo do Estado do Ceará com patrocínio do Banco Bradesco. O prêmio para a equipe vencedora será de 100 mil dólares.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon