UFRPE escolhe Marcelo Carneiro Leão para reitoria
Rafael Dantas

UFRPE escolhe Marcelo Carneiro Leão para reitoria

Publicado em 08/11/2019 por Revista algomais às 16:45
Marcelo Carneiro Leão e Gabriel Rivas: escolhidos pela comunidade para quadriênio 2020-2024

Os professores Marcelo Carneiro Leão e Gabriel Rivas foram eleitos pela comunidade universitária da UFRPE para ocuparem, respectivamente, os cargos de reitor e vice-reitor para o quadriênio 2020-2024. Em consulta realizada nas últimas quarta (06/11) e quinta (07/11), em todas as unidades da Instituição, os integrantes da Chapa 01, “De mãos dadas pela UFRPE”, receberam a maioria absoluta dos votos de estudantes, professores e técnicos administrativos da Universidade.

O resultado foi divulgado oficialmente no início da manhã desta sexta-feira (08/11) pela Comissão Organizadora. De um total de 8.024 participantes do processo, os candidatos da Chapa 01 receberam 6.586 da totalidade dos votos, sendo 502 de docentes, 432 de técnicos administrativos e 5.652 dos estudantes.

O reitor eleito ressaltou as razões para uma votação expressiva. “Primeiro o reconhecimento do trabalho de uma gestão. Também as pessoas que deram as mãos, um conjunto de pessoas que reflete esse percentual. A confiança também em dar seguimento à defesa da Universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva”, afirmou Marcelo Carneiro Leão.

A Chapa 02, “Muda Rural”, formada pelos docentes Monica Folena e José Luiz Sandes, obteve 1.120 votos, dos quais 150 foram do segmento docente, 100 do técnico-administrativo e 870 dos estudantes.

A eleição foi organizada, pela primeira vez, pela Associação dos Docentes da UFRPE (Aduferpe) e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). De acordo com as entidades, essa foi a maior já realizada na UFRPE, com mais de 8 mil votantes comparecendo às 57 urnas disponíveis. O pleito foi paritário, ou seja, os votos dos três segmentos tiveram o mesmo peso.

O resultado do pleito deve ser homologado no dia 14 deste mês. No dia 28/11, será realizada a eleição do Colégio Eleitoral da UFRPE, formado pelos integrantes do Conselho Universitário (CONSU); Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE); e Conselho de Curadores. Nessa data, serão definidos os nomes que formarão a da lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação, a fim que sejam empossados oficialmente o novo reitor da UFRPE.

Marcelo Brito Carneiro Leão

Pós-Doutor no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências pela Universitat de Barcelona (2006). Doutor e Mestre em Química Computacional pela Universidade Federal de Pernambuco (1994 e 1999). Licenciado em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1988). É Professor Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde ministra aulas no Curso de Licenciatura em Química e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Coordenador do Núcleo SEMENTE (Sistemas para a Elaboração de Materiais Educacionais com uso de Novas Tecnologias) da UFRPE. Vice-Reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Gabriel Rivas de Melo

Graduação em Estatística pela Universidade Católica de Pernambuco (1986), Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1980), Especialização em Gestão da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (1988) e Doutorado em Biometria e Estatística Aplicada (2015) é, atualmente, professor lotado no Departamento de Estatística e Informática da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com vasta experiência na área Acadêmica e Administrativa, tendo sido pró-reitor de Administração e recebido homenagem especial pelos serviços prestados à UFRPE; além, de ampla atuação em comissões julgadoras e banca em concursos, processos seletivos e vestibulares.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »