UFRPE lança exposição sobre Sertão Contemporâneo do Pajeú

A Exposição Multimídia Sertão Contemporâneo do Pajeú é fruto de um trabalho realizado por pesquisadores (entre professores e alunos) da UFRPE, que realizaram uma viagem às cidades de Afogados da Ingazeira, Serra Talhada e Triunfo. A iniciativa da universidade, através do Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (Posmex), do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social, contou ainda com o apoio do Departamento de Comunicação Social da Unicap.

A proposta da exposição é apresentar o sertão pela ótica do desenvolvimento, ressaltando as mudanças positivas que aconteceram na região e a força e criatividade do povo sertanejo. Essa narrativa é contada a partir de uma curadoria de 43 fotos e uma sala especialmente preparada com paisagens sonoras encontradas na Caatinga.

IMG-20170620-WA0014A coordenação do trabalho foi da professora Salett Tauk Santos. Ela propôs o tema a partir do incômodo com a representação do Sertão na imprensa e sobre a imagem construída no imaginário popular sobre a região. “Os jornais de grande circulação nacional em geral quando falam do Sertão do Nordeste sempre trazem informações estereotipadas, de solo rachado, de gado morto, de caveiras, de gibão de couro. Essa inquietação norteou a nossa abordagem e visão. Buscamos olhar o Sertão com os olhos da hibridização cultural e das novas ruralidades. Observar de como ele hibridiza as culturas locais com a transnacional, com as tecnologias da informação e comunicação, com os novos modos de fazer e de estar no mundo”.

A exposição está instalada até o dia 4 de agosto no Departamento de Educação da UFRPE, Rua Manoel de Medeiros, S/N, Dois Irmãos. Os realizadores da mostra estarão se revezando para fazer o acompanhamento dos visitantes nos turnos da manhã (9h às 12h) e da tarde (14h às 16h).

A mostra será também itinerante, já tendo confirmada a passagem pela Unicap (Recife) e na UFRPE-Uast (Serra Talhada). Em breve você poderá conferir parte dos registros fotográficos dessa mostra nas redes sociais da Revista Algomais nos finais de semana.

convite

 

 

Serviço:
Exposição Multimídia Sertão Contemporâneo do Pajeú
Data e horários: Até o dia 4 de agosto, com monitores das 9h às 12h e das 14h às 16h
Local: Departamento de Educação da UFRPE, Rua Manoel de Medeiros, S/N, Dois Irmãos

 

 

 

*Por Rafael Dantas, repórter da Revista Algomais (rafael@revistaalgomais.com.br)

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon