Um olhar pernambucano na Dutch Design

Amanhã começa na Holanda a Dutch Design Week. Um evento internacional que discute design numa perspectiva muito mais ampla que o conceito que conhecemos no Brasil. O nosso site está com uma parceria com Cézar Cavalcanti, da empresa Nave, que está na feira e nos enviará notícias desde a cidade de Eindhoven. Cézar tem uma parceria com Raquel Sztejnberg e Ricardo Hippert, ambos da empresa Borda, que tem sede na Holanda, e que também nos auxiliam nessa cobertura.

Cézar Cavalcanti
Raquel Sztejnberg
Ricardo Hippert

Abaixo uma apresentação do evento produzida pelos nossos colaboradores.

Entendendo o Dutch Design 

“To boldly go where no one has gone before”
Essa entrevista faz parte do Projeto NAVE em parceria com a BORDA, uma série de ações conectando inovação entre Brasil e Holanda.

Minha primeira viagem a Dutch Design Week (DDW) foi em 2016. Mais do que uma simples feira ou um evento pontual, a DDW é de fato um destino, uma experiência sem par. Difícil dizer o que mais me impactou: se o caráter democrático do evento— feito não para especialistas e sim para as pessoas de todas as idades, origens, profissões e tipos— ou as ideias e soluções ousadas, livres, prontas para abraçar positivamente o insucesso em busca de novas ideias e soluções. Experimentação, renovação e ‘crossovers’ são características distintivas desse evento em relação aos demais encontros mundiais de design.

 

Dutch Design é uma atitude, uma mentalidade

O design, na Holanda, é parte da vida e não somente um instrumento luxuoso usado por poucas empresas. Pensado e aplicado seriamente para criar uma sociedade melhor, com mais inteligência e inventividade. Minimalista, experimental, inovador, funcional, não-convencional e com senso de humor— assim é geralmente descrito o design neerlandês.

O envolvimento de diferentes públicos no processo criativo é também uma das características da disciplina aqui. E sem dúvida o fato de haver uma sinergia invejável entre escolas, universidades, empresas privadas e governo representa um estímulo valioso para toda a economia do país. Cerca de €84 milhões de euros foram investidos em alianças público-privadas no período 2016–2017*. Arquitetura, moda, urbanismo se misturam a energia, saúde, educação, infraestrutura e segurança, gerando parcerias estratégicas de sucesso. Tudo parte do DNA holandês.

Stretch: além da zona de conforto

A próxima edição da Dutch Design Week acontece novamente em outubro e sempre na cidade de Eindhoven. Serão celebrados 19 anos desde o nascimento da feira, que se tornou a mais importante da Europa do Norte, um evento local de impacto global que conta com a participação de mais de 2.500 designers e público de quase 300 mil visitantes nacionais e internacionais.

O tema de 2017 é Stretch, definido pela Dutch Design Foundation para estimular novas perspectivas além da zona de conforto. Feito para inspirar e provocar, o design é, nas palavras do diretor da Fundação, Martijn Paulen, yoga para o cérebro: “Exercício para aqueles que, num mundo complexo e cheio de desafios, não querem enferrujar”. Bio design, Sustainable design, Circular design, Spatial design, Food design, Service design, Social design e várias outras disciplinas serão apresentadas, discutidas e experimentadas durante a DDW2017. Há também um programa de internacionalização feito para ampliar o ecossistema do design holandês e torná-lo n. 1 na discussão sobre o futuro do design e sobre design do futuro.

“To boldly go where no one has gone before”, adotado em relatórios oficiais, é o lema perfeito para um país com uma riqueza criativa possante, pulsante e inversamente proporcional às suas dimensões. Vale a pena descobrir mais sobre essa cena única. Acompanhe!

Se você ficou interessado sobre a DDW2017 estamos organizando uma imersão com toda curadoria e consultoria personalizada para empresas do Recife.

——— –

Raquel Sztejnberg mora na Holanda desde 2015, é especialista em Branding e co-fundadora da Borda, uma plataforma de conhecimento desenvolvida para expandir as fronteiras criativas e o soft power holandês. Borda e Orbe— laboratório de design
inovação baseado no Recife— se juntaram para criar pontes entre os dois países e conectar design e negócios antes, durante e depois da Dutch Design Week 2017. Conheça mais sobre o projeto.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon