OBSERVATÓRIO DO FUTURO

OBSERVATÓRIO DO FUTURO

Bruno Queiroz Ferreira

UniFG realiza, nesta sexta, seminário sobre feminismo, gênero e violência

Nesta sexta-feira (12), a UniFG – integrante da rede internacional de universidades Laureate – realiza o primeiro Seminário de Atualidades sobre Feminismo, Gênero, Violência e Acesso à Justiça para as Mulheres. Aberto ao público e gratuito, o evento acontece no campus Piedade e vai oferecer debates e palestras sobre as principais pautas do Movimento Feminista em Pernambuco. Entre os assuntos estão os entraves que persistem na cultura da violência contra a mulher – inclusive no contexto da justiça, o acesso a ela, o enfrentamento e o reconhecimento dos direitos das mulheres.

A iniciativa tem apoio do Núcleo de Gênero Maria da Penha da UniFG, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Políticas para Mulheres. A palestra de abertura será proferida pela secretária da Mulher de Pernambuco, Sílvia Cordeiro. Uma mesa de diálogo será formada por representantes de coletivos feministas do estado para debater os temas. São elas:

Regina Célia – filósofa, mestre em Ciência Política, professora de Direito da UniFG e doutoranda em Direito, Justiça e Cidadania na Universidade de Coimbra (Portugal), além de sócia-fundadora e diretora Executiva do Instituto Maria da Penha. Ela também vai apresentar resultados do programa Defensoras e Defensores dos Direitos à Cidadania, uma iniciativa conjunta entre o centro universitário UniFG, o Consulado dos EUA no Recife e Instituto Maria da Penha. O curso prepara estudantes, professores e pessoas da sociedade civil para serem multiplicadores na conscientização sobre direitos humanos na comunidade.

Ediclea Santos – integrante do Grupo Espaço Mulher, do bairro de Passarinho, comunidade da Zona Norte do Recife. Entre outros temas, vai falar sobre o Ocupe Passarinho, que trata da falta de políticas públicas dentro da localidade;

Elaine Gomes Uma – brincante das Culturas Populares e especialista em Gestão e Produção Cultural. É gestora na Casa Coletivo;

Elaine Maria Dias – especialista em Promoção de Políticas de Igualdade Racial no ambiente escolar, pedagoga de formação em gênero na Secretaria da Mulher Estadual e integrante da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco;

Geize Cavalcanti – mulher de terreiro, militante do Movimento Negro, integrante do coletivo Negras e Negros em Atividade na Comunidade, Multiplicadora do Obirin Ilá Dudu (a fala da mulher negra) do Uiala Mukaji – Sociedade das mulheres negras.

Irani Brito – Coordenação do Coletivo de Mulheres-Casa Lilás, organização criada por ela e outras companheiras da militância feminista. Integra o Fórum de Mulheres de Pernambuco e da AMB, tendo como luta o enfrentamento à violência contra a mulher.

Rebeca Oliveira Duarte – professora de Educação das Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e integrante da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco.

Juliana Paranhos – secretária da Mulher de Jaboatão dos Guararapes;

Serviço:
O quê: I Seminário de Atualidades sobre Feminismo, Gênero, Violência e Acesso à Justiça para as Mulheres
Quando: Sexta-feira, 12 de maio
Horário: das 9hs às 13h
Onde: Rua Comendador José Didier, 27, Piedade.
Quanto: gratuito.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon