Sobre os trilhos da saudade

* Por Paulo Caldas

Lembranças com cheiro de saudade se traduzem no conteúdo deste “Memórias afetivas Marias – a avó contou. A neta escreve”, de Fátima Brasileiro, texto temperado com pitadas de ficção e encantamentos, mas que se veste de firmeza nas críticas às mudanças que soterraram bens preciosos das épocas de então.

O clima do livro, no entanto, é afável, entremeado por histórias singelas de fundo moral, aqui ali intertextualizadas com trechos de música e poesia. O decorrer dos capítulos é um filme cujas imagens se movem do futuro ao passado, momento em que a escritora aciona a carretilha da película e as cenas surgem no universo da leitura, giram tal as rodas das diligências dos antigos filmes de faroeste.

A questão temporal caracterizada na crônica “A confissão”, que retrata a decisão de um antigo padre interiorano, para impor a penitência pelo pecado do falso testemunho, foi semelhante a do diretor John Patrick Shanley do filme Dúvida, em 2008.
Essa história de histórias dos tempos de antanho tem narrativa aconchegante, qual o colo das avós, vividas sob o gentil sereno das noites sertanejas.

Produzido pela Cepe Editora, o livro tem projeto gráfico assinado por Joselma Firmino e ilustração com fotos em preto e branco do acervo da autora.

*Paulo Caldas é escritor

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon