Um drinque para distrair

*Por Paulo Caldas

Em Carapaça Escura, Frederico Toscano (Editora Patuá – 2019. Edição de Eduardo Lacerda, projeto gráfico de Leonardo Mathias, revisão André de Cena), no conto que refere ao título do livro, depois do sofrimento do leitor na cena protagonizada pelos mergulhadores Tadeu e Delmiro, o autor concede um alívio: uma dose de uísque com gelo, um drinque para distrair, acompanhado de um breve périplo histórico por um Recife esquecido. Tal ação dilui o peso da quase morte na folgança da orgia mundana e na ternura dos conselhos próprios de um avô.

Às virtudes criativas soma-se o apuro técnico visto no emprego dos tempos verbais, por exemplo, conferindo movimentos do personagem na cena; ao apego das sutilezas presentes nas símiles estendidas, como no conto “Cabidela”, elipses narrativas, precisão das metáforas, a magia sedutora do clímax e anticlímax, costurada com esmero, além da expertise do tema, mostrada no “Carapaça Escura”.

No conteúdo como um todo, numa análise mais detalhada, o insólito sobretudo criativo permeia a atmosfera do livro e deixa entrever uma caprichosa conspiração entre o eclodir do pensamento (inspiração) e o ato de escrever com primoroso emprego dos detalhes. Toscano contorna, disfarça e oculta o previsível, é intenso a cada cena e conduz o leitor aos sentimentos e emoções dos protagonistas.

Carapaça Escura pode ser adquirido com o autor via email fredericotoscano@hotmail.com. R$ 40, mais custo de entrega.

*Paulo Caldas é escritor

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon