TRE-PE começa a preparar urnas para as Eleições

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) inicia,  nesta segunda-feira (24-09), um dos processos operacionais mais importantes das Eleições: a preparação das cerca de 20 mil urnas eletrônicas que serão usadas pelos eleitores em todo o estado.

Duas cerimônias simultâneas, às 8h desta segunda-feira, abrem o processo de preparação das urnas em Pernambuco.  Uma no Fórum Eleitoral de Igarassu (Rua Joaquim Nabuco, s/nº, Centro de Igarassu) e a outra no Fórum Eleitoral de Jaboatão dos Guararapes (Av. dos Guararapes, s/n – Guararapes). O presidente do TRE-PE, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, estará presente na cerimônia de Jaboatão.

No dia seguinte, às 8h, a mesma cerimônia acontece no Local de Armazenamento de Urnas do Recife (Avenida Camarão, 220, Iputinga), também com a presença do presidente do TRE-PE.

Tecnicamente chamado de Cerimônia de Carga e Lacre das Urnas, o evento ocorre com total transparência e consiste em inserir nas urnas eletrônicas os dados referentes aos  candidatos e eleitores.  Pernambuco tem 20.049 seções eleitorais e  6.570.072 eleitores. Cada seção conta com uma urna e o TRE mantém equipamentos de reserva para substituição em caso de algum problema de ordem técnica.

Por meio da operação, feita urna a urna, são inseridas todas as informações necessárias à realização do pleito: os programas de votação, a relação de eleitores da respectiva seção eleitoral, os dados de partidos, coligações e os nomes e fotos de todos os concorrentes aptos a disputar a eleição, inclusive os que têm registros indeferidos e aguardam julgamento de recursos.

Depois de inseridas todas essas informações, as urnas eletrônicas são lacradas e estão prontas para serem utilizadas nas Eleições – a máquina lacrada só realiza operações em dia e horário predeterminados. O primeiro turno das Eleições acontece em 7 de outubro próximo.

“Esta é a etapa essencial para a realização das Eleições. Teremos mais de mil pessoas envolvidas neste processo. Serão magistrados, promotores, servidores e colaboradores. Tudo para garantir a lisura do processo de votação”, diz o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PE, George Maciel.

Ele também destaca o caráter aberto e transparente das Cerimônias de Carga e Lacre das Urnas. “Estamos à disposição para prestar todas as informações para fiscais de partidos, instituições públicas e privadas e à sociedade em geral”.

O processo de preparação das urnas vai acontecer em todo o Estado.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon