Exercícios aeróbicos podem ajudar no tratamento de pacientes com glaucoma

Exercícios aeróbicos podem ajudar no tratamento de pacientes com glaucoma

Publicado em 29/10/2019 por Revista algomais às 5:07

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem até 1 milhão de pessoas portadoras do glaucoma, que é a segunda maior causa de cegueira no mundo, atrás apenas da catarata. O glaucoma se caracteriza pela elevação da pressão intraocular associada à condição de neuropatia óptica.

A doença é degenerativa, e o paciente diagnosticado perde progressivamente (se não tratada) a camada das células ganglionares, responsáveis por captar a luz, que a transforma em imagem. O que muita gente não sabe é que o sedentarismo pode agravar a doença. Isso porque foi observado, em um grupo de mais de 11 mil pessoas a partir de 40 anos, a incidência de glaucoma era significativamente menor entre os mais ativos. Os cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, chegaram à conclusão que, a cada dez minutos a mais de exercícios entre moderados e intensos durante a semana, o perigo de sofrer com esse problema diminuía 25%.

Segundo o médico oftalmologista do HOPE Michel Bittencourt, os exercícios aeróbicos podem ajudar no tratamento do paciente já diagnosticado com glaucoma. “Por ser uma doença com base neurológica vascular, o componente vascular faz com que exercícios, como o aeróbico, aumentem o fluxo sanguíneo na região papilar e isso traga benefícios para a não progressão do glaucoma”, afirmou.

Quanto ao levantamento de peso, segundo Michel Bittencourt, estudos comprovam que há aumento da pressão intraocular na prática. “As pessoas que carregam muito peso na academia podem fazer uma Manobra de Valsalva, que é prender o ar ao fazer esforço. Essa movimentação pode aumentar a pressão intraocular. Instrumentos de sopro também não são adequados para esses pacientes, além de mergulhar e nadar com óculos de natação muito apertados”, argumentou. O tipo de exercício ideal para o paciente glaucomatoso é o mesmo que o hipertenso pode e deve fazer.

Causas do glaucoma

O médico oftalmologista Michel Bittencourt explica que o glaucoma é causado pelo aumento da pressão intraocular. As causas podem aparecer em pacientes que tiveram traumas cirúrgicos e mecânicos; tenham pai, mãe ou irmãos com a doença (genético); uso de corticoides; idade avançada; pressão arterial elevada e diabetes.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »