GAC-PE amplia Classe Hospitalar para melhorar a aprendizagem de crianças com câncer

GAC-PE amplia Classe Hospitalar para melhorar a aprendizagem de crianças com câncer

Publicado em 13/08/2019 por Revista algomais às 13:28
O espaço, que agora será no 5° andar, passou por ampliação na sala de aula, a instalação do “cantinho da leitura”, e atividades lúdicas ( Foto: Andréa Rêgo Barros / PCR)

Nesta terça (13), desde às 9h, o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE) e a Prefeitura do Recife, apresentaram a nova Classe Hospitalar Semear. O espaço, que assegura educação básica para crianças em atendimento oncológico, passou por ampliação na sala de aula, a instalação do “cantinho da leitura”, espaço destinado à leitura e atividades lúdicas, contando com a presença efetiva da gestão de rede da Secretaria de Educação do Recife.

A Classe Hospitalar Semear é uma extensão da Escola Municipal Cidadão Herbert de Sousa e recebeu novos equipamentos, mobiliários e material didático de inovação e tecnologia para melhorar a aprendizagem e rendimento das crianças. Na unidade de ensino, os alunos internados no Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), trata-se de uma classe multisseriada atendendo crianças da educação infantil (grupo 4 e 5) e ensino fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano). Em 2019, já são 34 estudantes atendidos.

“A ampliação da Classe Hospitalar, além de materiais disponibilizados pela Prefeitura do Recife, também contou com a doação e o trabalho de voluntários. Todos empenhados em garantir que essas crianças, mesmo que fragilizadas enfrentando o câncer, possam ter um ensino básico de qualidade”, explica a oncologista pediatra e presidente do GAC-PE, Vera Morais.

A entrega do espaço, que agora será no 5° andar, também vai contar com a presença do secretário de Educação do Recife, Bernardo D’ Almeida da secretária-executiva de Gestão de Redes, Maria costa e dos estudantes da Classe.

Classe hospitalar – Inaugurada em 2015, a classe é fruto de um convênio pactuado entre a Prefeitura do Recife, o Grupo de Apoio à Criança Carente com Câncer (GAC) e HUOC. A iniciativa tem o objetivo de restabelecer o direito social básico à educação e manter o vínculo escolar da criança com câncer. A sala de aula hospitalar, que funciona como atendimento educacional especializado, funciona numa sala do 5º andar do Huoc, onde se encontram alguns dos leitos de enfermaria para internamento. O espaço tem capacidade para oito alunos por vez.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »