O inverno é propicio para engordar ou emagrecer? Nutrólogo responde

O inverno é propicio para engordar ou emagrecer? Nutrólogo responde

Publicado em 04/07/2019 por Revista algomais às 7:46
João Gustavo Gaspar também diz quais são as tentações proibidas nas festas julinas

Muitas pessoas acreditam, equivocadamente, que o inverno é a estação mais fácil para engordar. Segundo o médico do Rio de Janeiro João Gustavo Gaspar, que é especializado em em Nutrologia Pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), apesar da fome aumentar, o frio faz que o corpo gaste mais calorias.

“Gastamos mais calorias para gerar mais calor! A palavra CALORias vem daí. É uma unidade de calor para mantermos nosso corpo aquecido. Então, é necessário um gasto maior dessas calorias que são atividades via mitocondrial”, explica o profissional.

Então, afinal, é mais fácil engordar ou emagrecer?

“Apesar dessa demanda caloria ser maior, ela não ajuda no emagrecimento visto que a fome aumenta , e a atividade física tende a diminuir . Sendo assim, favorecendo o aumento de peso”, esclarece Gaspar.

Desse modo basta manter a atividade física e a alimentação do ano todo para perder peso. E para quem gosta de um caldo para se aquecer a noite, o nutrólogo diz quais são os mais recomendados: creme de Abobora ,caldo de verde(trocando a batata pela couve-flor) creme de alho poró, caldo de grão de bico, entre outros.

Já os chás, que também são uma boa pedida do inverno, João Gustavo recomenda o chá de cavalinha , hibisco e chá verde.

Para não engordar também é preciso fugir das tentações das festas juninas, tradições nestes meses do inverno.

“Evite pratos onde temos uma concentração de açúcar maior , entre eles pé de moleque, maça do amor ,cocadas , canjica. Usar com moderação paçoca diet , milho verde , pipoca , caldo verde(versão sem batata). As comidas das festas juninas são em geral calóricas e fartas em açúcares difícil conseguir um cardápio saudável”, completa.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »