CCXP: Pernambuco é Geek – Por Ivo Dantas
Pernambuco Geek
Ivo Dantas

CCXP: Pernambuco é Geek – Por Ivo Dantas

Publicado em 12/04/2017 por Claudia Santos às 13:06
Divulgação

Começa nesta quinta-feira (13) a primeira edição da Comic Con Experience (CCXP) no Recife. Conhecida internacionalmente por sua edição anual, em San Diego, nos Estados Unidos, a Comic Con desembarcou com sua versão mais enxuta em São Paulo, em 2014, atraindo milhares de fãs e provando que o Brasil tem um grande mercado de consumidores geek.
Pernambuco recebe o evento tentando utilizar o know-how adquirido após sediar algumas edições da Campus Party Recife, evento que também era restrito ao território paulista até alguns anos.

Mesmo em meio ao momento pessimista que o Brasil vive, conseguir ser sede de um evento com o porte da CXXP mostra que Recife entrou definitivamente no roteiro geek mundial. Geograficamente, faz todo sentido trazer para a capital pernambucana, atraindo fãs de Estados mais distantes de São Paulo, garantindo um novo público e preservando parte da exclusividade das edições paulista e recifense.

Com a programação espalhada pelas redes e ruas da cidade, podemos dizer que, para uma primeira edição, a CCXP Recife está no caminho certo para entregar um evento que agrade os fãs.

É bem verdade que uma parte importante das atrações de impacto são de produtos do Netflix, que conseguiu garantir um peso internacional a versão nordestina. Recentemente lançadas e rodeadas de polêmicas, as séries 13 Reasons Why e Punho de Ferro contaram com alguns de seus principais personagens no Centro de Convenções.

Vale um destaque ainda para a grande quantidade de quadrinistas na programação. Temos um cenário de HQs que nunca deixa de angariar geeks e nerds. Em tempos da digitalização quase total, de uma cultura do movimento, da transposição dos quadrinhos para a TV e o cinema, abrir espaço para que mais jovens tenham contato com as pessoas que mantém a indústria viva é bastante positivo. A programação conta ainda com a presença de diversos Youtubers do cenário nacional, que sempre arrastam fãs por onde passam.

No mais, resta torcer para que a versão pernambucana da CCXP deixe um sabor de quero mais nos fãs que passarão pelo Cecon ao longo dos próximos dias. Somente assim para garantir que o evento retorne, cada vez mais forte, se consolidando no calendário Geek nacional. Os fãs nordestinos merecem.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »