Fim de semana do Recife repleto de atividades culturais e de lazer

Fim de semana do Recife repleto de atividades culturais e de lazer

Publicado em 03/08/2019 por Revista algomais às 5:00
Ação social, cultura, ações de turismo, lazer e conscientização ambiental tomam conta da capital. (Foto: Acervo Murillo La Grecca)

Não faltam opções para quem quer se divertir e, ao mesmo tempo, nutrir-se de cultura e consciência ecológica, neste fim de semana. O Museu Murillo La Greca celebra os 120 anos do grande artista pernambucano que leva o seu nome. Roteiro do Olha! Recife contempla a história arquitetônica da cidade. Atividades que celebram a memória do paisagista Burle Marx também são destaques no Museu da Cidade e Jardim Botânico. Sítio Trindade recebe ação social e Quarteto Encore se apresenta na Igreja Madre de Deus. Confira mais detalhes.

CULTURA

Museu celebra 120 anos do pernambucano Murillo La Greca

Filho de um casal de imigrantes italianos, o pintor Murillo La Greca nasceu no dia 3 de agosto de 1899, na cidade de Palmares, região da Mata Sul de Pernambuco. Responsável por produzir obras importantes – a exemplo dos belos afrescos que ilustram a Basílica da Penha, no bairro de São José, no Recife -, ele também foi professor e um dos fundadores da Escola de Belas Artes de Pernambuco, que deu origem ao atual Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE.

Para comemorar os 120 anos do artista pernambucano, o museu que leva o nome dele montou a exposição “O que não é desenho?”. A mostra de longa duração é focada nos desenhos produzidos por La Greca, e reúne 50 peças pertencentes ao acervo geral, formado por 1400 desenhos.

Museu Murillo La Greca, Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim

Horário de visitação: Terça a sexta-feira, das 09 às 12h e das 14 às 17h

Sábados: 15h às 18h

Agendamento de visitas pelo e-mail: educativommlg@gmail.com

Informações: (81) 3355.3126

@MurilloLaGreca (Instagram) ou Museu Murillo La Greca (Facebook).

Museu da Cidade do Recife oferece oficinas na Semana Burle Marx

O Museu da Cidade do Recife preparou uma programação especial para celebrar a Semana Burle Marx, organizada pela Prefeitura do Recife em homenagem ao mais famoso paisagista brasileiro que completaria 110 anos em 4 de agosto. As atividades gratuitas começam no domingo (4), dia do aniversário do paisagista, com uma oficina de estamparia para toda a família, e seguem até o dia 10 de agosto.

A oficina “Estampas Verdinhas”, no domingo (4), das 14h às 15h, será ministrada pelo artista plástico e arte educador Emerson Pontes. O tema de “inspiração” será o legado de Burle Marx para a cidade, como as praças idealizadas por ele e que até hoje encantam recifenses e turistas. Para participar, é preciso levar uma camisa lisa, que será estampada durante a oficina. Se preferir, neste dia, o Museu também estará vendendo camisas de cor branca em sua lojinha pelo valor de R$ 20.

As oficinas são indicadas para crianças a partir dos 7 anos, acompanhadas por pelo menos um responsável. Para participar, basta chegar ao Museu cerca de 30 minutos antes do início da oficina para receber a senha e o material.

SERVIÇO

Oficina Estampa Verdinha

Domingo (4/8), das 14h às 15h30

Classificação para as duas atividades: a partir dos 7 anos.

Inscrições no local, com vagas limitadas. As senhas serão distribuídas 30 minutos antes da atividade.

Endereço: Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.

Visitação: de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 16h.

Entrada gratuita

Museu da Cidade do Recife – 3355-3108

www.museudacidadedorecife.org

Exposição “Banzo” no Museu Murillo La Greca

No seu “Novo Dicionário Banto do Brasil”, o músico, escritor e pesquisador Nei Lopes explica que a expressão banzo é originária das línguas quicongo e quimbundo, podendo significar: pensamento, lembrança, paixão, saudade, mágoa. “É uma nostalgia mortal que acometia negros africanos escravizados no Brasil”, sintetiza. A palavra dá nome à exposição do artista paraibano Thiago Costa, que está em cartaz no Museu Murillo La Greca até o dia 7 de agosto. A visitação é gratuita.

“Banzo” é uma coletânea de obras em que Thiago Costa apresenta um novo olhar para esse sentimento. O artista reconta nossa história com outra perspectiva, na qual essa palavra sai da subjetividade das memórias escravocratas e ocupa um novo espaço de reconexão de criação com o ancestral e suas técnicas e expansão dos nossos territórios da linguagem. O trabalho é uma constelação de sentidos, suspiros, fluxos e refluxos.

Serviço

Exposição “Banzo” – de Thiago Costa

Em cartaz até 7 de agosto

Visitação gratuita

Exposição “Adriana Varejão – Por uma retórica canibal” no MAMAM

O título da exposição faz referência ao vínculo da obra de Adriana Varejão com a tradição barroca. A retórica é uma estratégia recorrente do barroco, sendo um procedimento que busca a persuasão. Se o método rendeu obras e discursos suntuosos e exuberantes, a favor da narrativa cristã e do projeto de colonização europeu, a retórica canibal, ao contrário, se apresenta como um contraprograma, uma contracatequese, uma contraconquista. A mostra ficar em cartaz até o dia 8 de setembro, com visitação aberta e gratuita.

Adriana Varejão – Por uma retórica canibal

Visitação: Até 8 de setembro de 2019.

Terça a sexta, 12h às 18h. Sábados e domingos, 13h às 17h

Quanto: Gratuito

Classificação indicativa: Livre

Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães / MAMAM

Rua da Aurora, 265. Informações: (81) 3355-6870

MEIO AMBIENTE

Fim de semana de consciência ecológica e homenagem ao paisagista Burle Marx nos Econúcleos

Depois do sucesso da Ecoférias, a Prefeitura do Recife continua com uma programação diversificada e cheia de consciência ecológica nos equipamentos ambientais. O Jardim Botânico do Recife, Zona Oeste, e o Econúcleo do Parque da Jaqueira, Zona Norte, estarão com várias atividades para entreter a garotada, dentre elas: trilha, apresentação teatral, oficinas e uma programação voltada para homenagear o paisagista Burle Marx. Todo acesso é gratuito e para toda a família.

Confira a programação completa deste final de semana nos Econúcleos:

Econúcleo Jaqueira, sábado (03)

9h – Apresentação do espaço sustentável com fantoche da turma Mangue e Tal

9h30 – Pocket Show de Maricota: um show de minhoca

10h10 – Trilha Lúdica Ambiental “Trilha de histórias”

11h – Historias Cantaroladas

14h – O Meio que se conta: contação de histórias com miniaturas “As aventuras de Pé de Pano”

15h – Oficina de plantio: o cantinho das sementes

16h – O Meio que se conta: contação de histórias “O Sapo e a Rosa”

Econúcleo Jaqueira, domingo (04)

9h – Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h – Caminhada Ecológica: Trilha Cega

11h – Corpo e movimento poético: Oficina de expressão corporal

14h – Vivência Ambiental: Faço parte deste lugar

15h – Borboletando Coisa e Tal

16h – Oficina de mudas: terra e vida

Econúcleo Jaqueira

Rua do Futuro, 959 – Jaqueira

De quinta a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

Jardim Botânico, sábado (03)

9h – Caminhada Ecológica: sons e movimentos da mata

10h – Contação de historias: vozes de um Rio

11h – Tangram Ambiental

13h30 – Caminhada Ecológica – na trilha da biodiversidade

14h30 – Jogo das Palavras Ambientais

15h30 – Caixinha das Surpresas

Jardim Botânico, domingo (04)

9h30 – “Um Jardim Pra Burle Marx”: oficina de Prosa, Poesia E Papelão, Com Flávia Gomes.

11h – Esquete Teatral – Burle Marx: Um Artista De Jardins.

14h – “O Poeta Das Plantas” Sarau Ambiental Com Felipe Júnior, Flávia Gomes e Talis Ribeiro.

14h30 – Minha Primeira Coleção: oficina de mudas com Danielson Holanda.

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 – Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita

TURISMO E LAZER

História e arquitetura se juntam em temas do Olha! Recife

No domingo, o Olha! Recife a pé levará os participantes para ver de perto o ecletismo, um dos vários estilos arquitetônicos que a cidade do Recife absorveu durante a primeira década do século XIX. As Avenidas Marquês de Olinda e Rio Branco são exemplos desse estilo, com a presença de flores e laços barrocos decorando paredes, colunas clássicas e janelas pontiagudas góticas, dividindo o mesmo espaço. O roteiro tem saída às 9h, da Praça do Arsenal, no Recife Antigo.

Todos os passeios do Olha! Recife são gratuitos e contam com acompanhamento de guias de turismo. As inscrições para os passeios devem ser feitas no site www.olharecife.com.br, nesta sexta-feira (2), às 9h. Para os roteiros desta semana estão sendo solicitadas doações de sardinha em lata ou doce do tipo goiabada.

SERVIÇO

Olha! Recife a pé (domingo)

Tema: Arquitetura Eclética no bairro do Recife

Dia: 04/08

Hora: 9h

Saída: Praça do Arsenal (Posto de Informações Turísticas)

Música na Igreja recebe Quarteto Encore

O projeto Música na Igreja, realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, vai levar o Quarteto Encore para a Igreja Madre de Deus, no Bairro do Recife. O concerto gratuito será neste domingo (4), a partir das 17h. Entre clássicos da música, o grupo vai apresentar também seu repertório autoral.

AÇÃO SOCIAL

Sítio Trindade recebe serviços e atividades gratuitas neste sábado (3)

Das 9h às 12h, Projeto Ação Social, realizado pela Prefeitura do Recife, oferece diversos serviços gratuitos de saúde e beleza, além de práticas esportivas

O sábado (3) será de lazer, cuidados com a saúde e atividades físicas no Sítio Trindade. Das 9h às 12h, o Projeto Ação Social, realizado no último sábado de cada mês pela Prefeitura do Recife, vai oferecer atividades gratuitas para todos os públicos, de mamografias para mulheres de 50 a 69 anos a aula de zumba, corte de cabelo e limpeza de pele.

Entre os cuidados com a saúde, serão realizados ainda aferição de pressão avaliação antropométrica e orientação sobre atividades físicas, além de massoterapia, avaliação corporal de bioimpedância (para aferir o índice de gordura e de massa magra do corpo) e teste rápido de HIV, Sífilis e de hepatite B e C.

Outros serviços gratuitos oferecidos serão aulão de zumba, sessões de imposição de mãos por seguidores da arte mahikari, corte de cabelo unissex e limpeza de pele.

Completam a programação os serviços de coleta seletiva de óleo, brechó, cantinho da leitura, orientações sobre combate à violência contra a mulher e feirinha de orgânicos, que estreia a programação, às 5h da manhã.

Mais informações sobre a programação: (81) 3355-3410.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »