Lourival Holanda lança livro nesta segunda

Lourival Holanda lança livro nesta segunda

Publicado em 10/05/2019 por Claudia Santos às 8:20

A crítica literária pode parecer áspera para o leitor pouco habituado a esse gênero. Mas em Realidade inominada – Ensaios e aproximações, do professor e ensaísta pernambucano Lourival Holanda, essa dificuldade é dissipada por um texto que flui com profundidade, mas sem hermetismo, associando literatura à política, filosofia e psicanálise. “A clareza é a cortesia de quem escreve”, defende o autor do título de 280 páginas, a ser lançado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), no dia 13 de maio, na Academia Pernambucana de Letras (APL), às 19h.

O escritor estudou filosofia na França, é membro da APL e diretor da Editora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Apesar de sua erudição optou por uma linguagem contrária a academicismos e sem notas de rodapé, embora sofisticada no estilo e na exposição das ideias. Mesmo apostando na simplicidade salienta que não se pode jogar xadrez com a regra do dominó.

Para o autor a literatura é a representação de uma realidade inominada e, que pela sua complexidade, não se pode conceituar. “A literatura ajuda a fabricar uma realidade além do conceito, alargar o campo do possível”, diz.

O título foi organizado pelo professor de crítica literária do Departamento de Letras da UFPE e editor da revista Estudos Universitários, Eduardo Cesar Maia. “Eu forcei Lourival a abrir a gaveta”, conta. De acordo com o organizador, o autor tem uma grande produção de contos e romances engavetados, que não costuma mostrar a ninguém. Realidade inominada fazia parte desse conjunto incólume.

Para ordenar o trabalho Cesar Maia construiu três eixos temáticos. Conseguiu sustentar a sequência lógica de 22 ensaios agrupando-os por assunto e proximidade: textos referentes à literatura, aqueles com amplitude filosófica e o terceiro eixo associado à memória. “O livro paira sobre inquietações intelectuais e faz analogia entre o trabalho do crítico literário e a psicanálise”, descreve.

“É pela linguagem poética que se renova o mundo, em só fazendo ver diferente. Pois, se a visão que cada um tem da realidade está relacionada com seus hábitos e associações verbais, então o escritor, quando revolve a estrutura da língua, está libertando o homem de seus condicionamentos mentais. Assim, ele ajuda a enxergar realidades novas, explorando as possibilidades latentes dentro do sistema da língua”, descreve Lourival num dos ensaios.

SOBRE O ENSAÍSTA
Natural de Bodocó, Sertão do Araripe, Lourival Holanda é membro da Academia Pernambucana de Letras (APL), ensaísta, crítico literário, professor da Pós-Graduação do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e diretor da Editora Universitária da UFPE.

SERVIÇO:

Lançamento do livro Realidade inominada – Ensaios e aproximações
Quando: 13 de maio
Onde: Academia Pernambucana de Letras
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 1596, Graças
Horário: 19h
Preço do livro: R$ 30,00 (impresso) e R$ 9,00 (e-book)

 

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »