Recifense pode solicitar serviço gratuito de plantio através do projeto “Bora Plantar?”

Recifense pode solicitar serviço gratuito de plantio através do projeto “Bora Plantar?”

Publicado em 12/06/2019 por Revista algomais às 10:45
A ação vai atuar de duas maneiras: através do 156, onde o cidadão poderá solicitar o plantio de mudas, e de acordo com o planejamento da SMAS

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), oferece à população o projeto “Bora Plantar?”, que faz parte do Plano de Arborização da Capital e visa ordenar e planejar o plantio de árvores no município. Além disso, o “Bora Plantar?” tem o objetivo de incentivar o plantio, ampliar a vegetação e fomentar o paisagismo dos espaços de uso coletivo na cidade. O projeto vai atuar de duas maneiras: através do 156 e de acordo com o planejamento da SMAS, que terá como critérios os locais com baixa cobertura do verde e elevada temperatura de superfície, além de vias com rotas cicláveis.

Ao ligar para o 156, o solicitante vai abrir um protocolo para análise e, a partir daí, técnicos ambientais da SMAS vão até o logradouro para uma avaliação e escolha das espécies a serem plantadas na área sugerida pelo morador. Todo o processo demora em média 20 dias e é gratuito. Na vistoria é analisada a área do plantio, se há presença de tubulações, distância de outras árvores e qual porte e espécie devem ser utilizados. O voluntário se torna colaborador na manutenção da nova árvore.

A arborização urbana se faz necessária para equilibrar o clima, aumentar a permeabilização do solo e proporcionar melhorias na qualidade de vida. Além do plantio, através do 156 o cidadão também pode solicitar os serviços de poda; tratamento fitossanitário; análise das raízes; destoca; pontos de confinamento dentre outros.Para alguns serviços, é necessária vistoria técnica para análise e parecer.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves Filho, destaca que o projeto vai ajudar a conscientizar a população sobre a importância de valorizar e preservar o meio ambiente, em especial as árvores, e ressalta a importância do acompanhamento técnico dos profissionais da SMAS. “O projeto vai aproximar a população da natureza e fazer com que o cidadão se sinta responsável pela árvore que ele plantou. Depois do sucesso da Maratona Verde temos que dar continuidade ao plantio com apoio da população. É importante destacar que todo processo será acompanhado pelos técnicos da Secretaria, que escolherão as espécies ideais para serem plantadas e passarão todas as orientações para que a muda cresça forte”, comentou.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »