Bairros de São José e Santa Rita estão de cara nova

Bairros de São José e Santa Rita estão de cara nova

Publicado em 02/09/2019 por Revista algomais às 16:21
Vendedores que trabalhavam nas ruas e calçadas da localidade já estão abrigados nos novos equipamentos

O mês de setembro começou com uma novidade muito esperada no Centro do Recife. Acontece que os bairros de São José e Santa Rita, agora, estão mais organizados. Foram construídos três novos equipamentos para abrigar os comerciantes: o Centro de Comércio do Cais de Santa Rita, o Anexo do Mercado de São José e o Novo Mercado das Flores. Eles já estão em funcionamento e têm a capacidade de beneficiar cerca de 550 trabalhadores da área.

Agora, com a transferência dos vendedores para os equipamentos, o Centro do Recife ganhou novos ares. O Mercado de São José, a Praça Dom Vital e a Basílica da Penha estão mais visíveis para o turista e para o recifense, o pedestre tem mais mobilidade e os comerciantes têm um lugar mais confortável e digno para comercializar seus produtos. Os novos espaços contam com banheiros e coberta, dando mais estrutura também aos clientes.

A primeira etapa do Centro de Comércio do Cais de Santa Rita está em funcionamento desde 2017, com cerca de 40 boxes de alimentação. A etapa que está sendo entregue agora tem capacidade para 374 bancas e boxes de roupas, alimentação, feira de frutas e verduras, fiteiros, estivas e alimentos como grãos, charque e frios em geral. Além desse equipamento, também está sendo entregue o Anexo do Mercado de São José, com 87 boxes de ervas medicinais e artigos religiosos, que antes ficavam no entorno no Mercado de São José, nas conhecidas barracas verdes. O equipamento vai permitir a passagem de pedestres entre a Praça Dom Vital e o terminal de ônibus do bairro. Já o Novo Mercado das Flores, que antes funcionava próximo à sede do Consórcio Grande Recife, agora está com nova localização e funciona na continuidade do Centro de Comércio do Cais de Santa Rita. São cerca de 40 vendedores de flores beneficiados.

Para o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, é uma enorme alegria concluir mais esta fase no ordenamento da cidade. “Estamos devolvendo para o cidadão e para o turista uma área que estava escondida há muitos anos. Agora, vai ser possível ver toda a beleza da fachada histórica do Mercado de São José, da Praça Dom Vital, da Basílica da Penha e os pedestres vão ter mais segurança no caminhar. O trabalhador também vai ter mais dignidade para receber os seus clientes. O Recife merecia isso e estamos muito orgulhosos com mais essa entrega”, comentou.

FEIRAS NOVAS – Em 2016 e 2017, já foram entregues as Feiras Novas de Água Fria, Afogados e Nova Descoberta, beneficiando mais de 650 comerciantes.

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »