Compaz no Coque será entregue no primeiro semestre de 2020

Compaz no Coque será entregue no primeiro semestre de 2020

Publicado em 05/07/2019 por Revista algomais às 17:52

O governador Paulo Câmara assinou hoje a ordem de serviço, ao lado do prefeito do Recife, Geraldo Julio, para a conclusão das obras do Centro Comunitário da Paz Dom Hélder Câmara, que será entregue à comunidade do Coque já no primeiro semestre do próximo ano. A obra, iniciada pelo Governo de Pernambuco e que, desde maio de 2018, é comandada pela Prefeitura do Recife, tem um investimento da ordem de R$ 3,5 milhões por parte do Governo do Estado. Em contrapartida, a Prefeitura investe R$ 399 mil no empreendimento.

“A previsão é que, após as obras, o Compaz Dom Helder Câmara já esteja funcionando e gerando cidadania e oportunidades para as comunidade do Coque, Cabanga, Coelhos, Joana Bezerra e tantas outras. Para as pessoas viverem aqui o que já existe no Compaz Eduardo Campo e Ariano Suassuna. Estamos muito felizes com a retomada dessa obra, com os empregos que estão sendo gerados aqui e com a cidadania que vai surgir do novo Compaz”, destacou o prefeito Geraldo Julio.

O equipamento vai dispor de 2.352 m² de área construída e contará com uma biblioteca de quase 200 m², piscina, oferta de serviços como o PROCON Recife, atendimento psicossocial, mediação de conflitos, auditório com capacidade para 110 pessoas e salas para práticas esportivas e culturais. Estão previstos ainda espaço administrativo, banheiros, almoxarifado, refeitório e copa.

Entre os diferenciais do Compaz Dom Hélder Câmara está a valorização de uma expressão típica do Recife e forte característica do Coque: a comunicação comunitária. No equipamento, será montado um espaço de Desenvolvimento de Metodologias de Expressão com Estúdios de TV, Fotografia e Som, totalmente equipados com tecnologia atualizada proporcionando capacitações e profissionalizações na área. Também como novidade, o equipamento terá um memorial com o resgate histórico da comunidade do Coque e uma unidade permanente do Mãe Coruja Recife.

O governador enfatizou que apesar da crise instaurada no cenário nacional, que impediu a conclusão de obras, a parceria entre as esferas estadual e municipal, como se vê nesta ação, pode dar oportunidade às pessoas e ajudar a mudar vidas. “Dentro do contexto de políticas de prevenção a serem feitas em conjunto com os municípios, vimos a oportunidade de transformar esse equipamento em um Compaz, que já é uma experiência bem sucedida no Recife, e a Prefeitura tem todas as condições, a partir dos recursos que estão sendo repassados pelo Governo do Estado, de terminar essa obra e entregar à população aqui da comunidade do Coque e de bairros vizinhos”, acrescentou.

“Esse equipamento do Coque tem um simbolismo muito grande. O Coque foi estigmatizado estigma como uma área muito violenta, quando na verdade foi uma área violentada nos seus direitos. Agora o prefeito Geraldo Julio resgata esse braço cultural e pedagógico do Coque, ofertando um equipamento de altíssima qualidade, que vai transformar a vida das pessoas. Consolidado em Recife, um modelo que o Brasil inteiro tem vindo aqui se inspirar no que estamos fazendo. E o que queremos e o que estamos fortalecendo é a relação social da prefeitura com as comunidades que mais precisam”, enfatizou o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti.

(Com informações do blog do Governo do Estado de Pernambuco e do site da Prefeitura do Recife)

Para continuar lendo:
Tenha acesso a 5 textos
gratuitos todo mês
Cadastre-se gratuitamente »
Aproveite todo conteúdo da Revista Algomais sem limites
Assine »